Viagora

Rafael ministra aula de matemática na abertura do ano letivo de 2023

A solenidade de abertura do ano letivo foi realizada nesta segunda-feira (06), no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Rama Boa, no município de Altos.

Na manhã desta segunda-feira (06), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou da solenidade que marcou a abertura do ano letivo de 2023 e ministrou aula magna de matemática no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Rama Boa, no município de Altos. O secretário de Educação, Washington Bandeira também esteve presente no evento.

A solenidade teve início com uma apresentação artística executada pelos estudantes do CETI Didácio Silva, intitulada “Somos Gratidão”. Logo em seguida, ocorreu uma aula de redação ministrada pelo professor Erick Soares.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíGovernador Rafael Fonteles ministra aula de matemática.
Governador Rafael Fonteles ministra aula de matemática.

Na ocasião, a obra do CETI que é composta por reforma, ampliação e modernização do espaço também foi inaugurada. O governador Rafael Fonteles destacou o investimento na infraestrutura e o melhoramento na instituição de ensino.

“O que nós vimos aqui hoje, ao visitar as salas, os laboratórios, a biblioteca, o paisagismo, a quadra poliesportiva, nos faz acreditar que o futuro do Piauí chegou. Esses alunos estão tendo a oportunidade de estudar em uma escola que tem uma infraestrutura física e tecnológica melhor do que muitas escolas particulares renomadas”, disse o governador.

De acordo com o governo do Piauí, o CETI Rama Boa possui uma boa avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com nota 5, desempenho maior do que o registrado na capital piauiense, Teresina. Além disso, a instituição que funciona há mais de 70 anos está entre as 10 maiores da rede estadual.

O CETI Rama Boa atende cerca de 465 estudantes do Ensino Médio, sendo 13 turmas, 4 de 1ª série, 5 turmas de 2ª série e 4 turmas de 3ª série. Além do governador e do secretário de Educação, estiveram presentes na solenidade deputados estaduais, superintendentes da Educação, gestores, professores, alunos e pais. No encerramento do evento, Rafael Fonteles, que já foi professor, ministrou uma aula de matemática.

Modernização do CETI Rama Boa

O governo do Piauí informou que foram investidos R$ 1.219.332,48 para a execução da obra que trouxe modernização ao CETI. Diante das novas intervenções, a escola agora terá 10 salas de aulas modernas, biblioteca com acervo atualizado, laboratório de informática com internet de alta velocidade para as práticas pedagógicas, sala de Mediação Tecnológica, ampliação do refeitório completo com cozinha, bloco administrativo, pátio coberto, vestuários com acessibilidade e quadra poliesportiva, que irão promover o desenvolvimento de habilidades físicas, além do paisagismo e climatização com instalação de subestação.

Conforme o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a reforma e ampliação da escola deve servir de modelo para demais instituições estaduais do Piauí.

“É uma alegria especial estar aqui hoje nessa inauguração de reforma, ampliação e modernização do CETI Rama Boa, que é um modelo de escola que nós queremos replicar, expandir e universalizar, por ser um modelo que torna a escola um centro gerador de oportunidades, para que os alunos possam sonhar, almejar e transformar as suas vidas.  É aqui onde eles encontram um sentido de vida”, destacou o gestor.

Na oportunidade, a diretora do CETI Rama Boa, Clemilda Almeida, afirmou que a comunidade escolar já reivindicava essa demanda há tempos e a obra se configura como uma transformação no local. “A escola é um espaço de transformação. As ações de todos que nela trabalham e a nossa garra elevaram o nome da instituição, contribuindo para tornar este sonho possível”, disse.

Facebook
Veja também