Viagora

Aguardo o aval de Dr. Pessoa para concurso da GCM, diz André Viana

O comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina, informou que já solicitou o concurso ao prefeito e a expectativa é que a resposta seja positiva.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina, André Viana, em entrevista informou que solicitou ao prefeito Dr. Pessoa, a realização de um novo concurso público para aumentar o efetivo da corporação.

O comandante André Viana comentou que o pedido foi efetuado ao Prefeito de Teresina devido ao aumento das atribuições da Guarda Municipal nos últimos messes, ele fala também que aguarda apenas o aval de Dr. Pessoa.

Foto: Matheus Santos/ViagoraComandante da Guarda Municipal de Teresina, André Viana.
Comandante da Guarda Municipal de Teresina, André Viana.

“Nós solicitamos ao prefeito a realização de um novo concurso, estamos esperamos o aval do prefeito, mas a gente acredita que pelo o aumento das atribuições da Guarda Municipal nos últimos meses, que a gente possa realizar um concurso ainda esse ano para preenchimento das vagas em aberto”, disse.

André Viana informou também que atualmente a Guarda Municipal além das questões do patrimônio público, pode atender a todas as ocorrências como qualquer outra polícia, como prisões, abordagens, e conduções a Central de Flagrante.

“Hoje o que a lei federal fala é que a Guarda Municipal pode atender toda e qualquer ocorrência em situação de flagrante, atender a questão do patrimônio público, e das pessoas que ali utilizam. Então nós entendemos patrimônio público como todo prédio, rua, praças ou parques. A Guarda Municipal ela pode atender toda e qualquer ocorrência. Realizamos prisões, abordagens, conduções a central, tudo o que qualquer outra polícia faz a Guarda Municipal também realiza, então tudo isso soma-se ao trabalho integrada as demais forças de segurança para diminuir o índice de criminalidade da nossa capital”, esclareceu.

O comandante da Guarda Municipal fala que as bases da corporação atualmente são distribuídas em três zonas de Teresina, para melhor atender à população. “Hoje nós temos três bases, essas bases são de forma descentralizadas, uma no centro da capital, uma na zona Norte, outra na zona Sul, onde as viaturas de lá partem para atender toda a capital, e tentar dar uma melhor celeridade no atendimento das ocorrências”, informou.

O comandante André Viana também informou os canais que a população pode entrar em contato com a Guarda Municipal. De acordo com ele a central funciona 24 horas.“ Central 153, basta discar 153, nossa central de atendimento de ocorrências que funciona 24 horas para a população”, comunicou.

Facebook
Veja também