Viagora

Imepi coleta fios elétricos com irregularidades no Centro de Teresina

De acordo com o Imepi, durante a inspeção de rotina, os agentes detectaram uma possível irregularidade na resistência dos fios e coletaram para a análise laboratorial na sede do Instituto.

Nessa última sexta-feira (17), a equipe de fiscalização do setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), divulgou que realizou a coleta de 178 rolos de fios de uma empresa localizada no Centro de Teresina.

De acordo com o Imepi, durante a inspeção de rotina, os agentes detectaram uma possível irregularidade na resistência dos fios e coletaram para a análise laboratorial na sede do Instituto. A multa para esse tipo de infração varia de R$ 100 e R$ 1.500,00.00 para o fabricante.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíImepi coleta fios elétricos irregulares no Centro de Teresina.
Imepi coleta fios elétricos irregulares no Centro de Teresina.

O fiscal Aquiles Neto afirmou que o material coletado foi reprovado, durante análise prévia feita no estabelecimento. “Esse tipo de material irregular é perigoso para a sociedade. Por exemplo, se um fio desses é usado em um ar-condicionado, o consumo de energia para alcançar a potência necessária será bem maior. O que pode gerar um aumento na tarifa de energia e, em alguns casos, até um superaquecimento ocasionando um incêndio”, disse o agente.

A diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, destaca que a fiscalização tem o intuito de evitar que o consumidor seja lesado e proteger a população contra possíveis danos físicos e financeiros.  “Durante nossa análise prévia verificamos que os fios estão em desconformidade com as normas exigidas pelo Inmetro. Então, esses fios foram recolhidos e serão analisados de forma mais detalhada no laboratório do Imepi para confirmar a infração”, conta.

Facebook
Veja também