Viagora

Defesa Civil intensifica monitoramento do volume de rios em Teresina

De acordo com o órgão, as equipes de monitoramento do volume das águas na capital já estão sendo intensificadas.

  • Matheus Santos/Viagora Rio Parnaíba1 / 7 Rio Parnaíba
  • Matheus Santos/Viagora Rio Poti em Teresina2 / 7 Rio Poti em Teresina
  • Matheus Santos/Viagora Rio em Teresina3 / 7 Rio em Teresina
  • Matheus Santos/Viagora Rio Poti em Teresina4 / 7 Rio Poti em Teresina
  • Matheus Santos/Viagora Rio Poti5 / 7 Rio Poti
  • Matheus Santos/Viagora Rio Poti em Teresina6 / 7 Rio Poti em Teresina
  • Matheus Santos/Viagora Canoas no rio em Teresina7 / 7 Canoas no rio em Teresina

Após uma vistoria feita pela Defesa Civil Municipal de Teresina, que realizou um levantamento e monitoramento as áreas ribeirinhas entre o Rio Parnaíba e Poty, foi constatado que existe uma tensão com o aumento no volume dos rios, devido às chuvas e o vazamento da barragem em torno de 1.300m³/seg, deixando a cidade em alerta.

OViagora foi ao encontro dos Rios, localizado no bairro Poty Velho, e constatou que o nível da água subiu consideravelmente, chegando a apenas alguns metros do nível de inundação.

Segundo comerciantes, que trabalham às margens dos rios, todo ano é uma preocupação com o volume da água, e afirmam que já trabalharam com a água do rio no pé para não pararem de produzir.

De acordo com o comerciante Augusto Santos, vendedor de pescados em restaurantes da região, mesmo com risco as pessoas precisam trabalhar. “Não podem parar, com água no pé, sem água no pé, é o sustento de cada um aqui. Como todo ano tem um alerta já está até todo mundo acostumando, pode ter risco, mas ninguém vai parar”, afirma o vendedor.

De acordo com a Defesa Civil, as equipes de monitoramento do volume das águas na capital já estão sendo intensificadas, e informa que em casos de atendimentos e emergências, o número 199 pode ser acionado.

Além disso,o órgão alerta para alguns cuidados que podem ser tomados para o aumento da segurança, são eles: evitar o contato com a água suja; aumentar a atenção com energia; evitar ir para debaixo de árvores; deixar o imóvel imediatamente em caso de cheias; acionar os órgãos responsáveis em casos de rachaduras; não deixar que crianças brinquem ou nadem em águas e lama de enchentes, pois, além do perigo das enxurradas, podem ficar doentes.

Facebook
Veja também