Viagora

Guarda Municipal de Teresina representa Piauí em reunião com Flávio Dino

Na reunião foram discutidas propostas para o fortalecimento do policiamento comunitário nos Estados e a inclusão das GCMs na Constituição Federal como órgão de Segurança Pública.

Nessa segunda-feira (27), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina esteve em Brasília com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Na reunião foram discutidas propostas para o fortalecimento do policiamento comunitário nos Estados e a inclusão das GCMs na Constituição Federal como órgão de Segurança Pública.  

O comandante da GCM, André Viana, representou o Piauí e destacou sobre o encontro como um marco na categoria. “Fui representando os comandantes das Guardas Municipais no Piauí. Tratamos de pautas importantes para a categoria e ouvimos o alinhamento da nova gestão à frente do Ministério da Justiça. A inclusão efetiva da Guarda Municipal no art. 144, seria o fim da insegurança jurídica para a nossa categoria, o ápice de todas as nossas lutas travadas até hoje para a evolução da nossa categoria, seria um marco. Isso facilitaria toda a cadeia de recursos, a cadeia jurídica em relação a entendimentos, julgamentos do próprio poder judiciário. Enfim, seria dar segurança para que os nossos operadores possam trabalhar de forma mais tranquila”, explicou Viana.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaFlávio Dino recebe representantes de Guardas Municipais.
Flávio Dino recebe representantes de Guardas Municipais.

Na reunião também foi discutido sobre as GCMs serem inclusas como órgão de Segurança Pública na Constituição Federal. Em 2022, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) restringiu o poder de força dos guardas municipais durante abordagens e revistas, o que causou discussão e a circulação de fake News.

O ministro Flávio Dino apresentou o projeto que está em fase de finalização, o qual viabiliza a aquisição, por parte dos municípios, de viatura, armamentos, munições e capacitações para os Guardas Municipais. Ele anunciou investimentos de R$ 200 milhões para as GCMs que estiverem dentro dos parâmetros do Ministério da Justiça.

André Viana explica que na esfera municipal em Teresina, a prefeitura realizou investimentos para a potencializar a atuação e expandir para a zona Rural da capital. A corporação recebeu o investimento de 22 viaturas com celas humanizadas.

Facebook
Veja também