Viagora

Rafael Fonteles e primeira-dama lançam o Pacto pelas Crianças do Piauí

De acordo com o governador do Piauí, o pacto se configura como um investimento no desenvolvimento integral durante a primeira infância, que corresponde a crianças com 0 a 6 anos de idade.

Em solenidade que marcou o lançamento do “Pacto pelas Crianças” nesta terça-feira (25), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, junto a primeira-dama, Isabel Fonteles, anunciou a Carretinha da Saúde, primeira ação do programa. O evento aconteceu no Palácio de Karnak e contou com a presença do secretário de Educação, Washington Bandeira, o secretário de Saúde, Antônio Luiz e a Secretária de Assistência Social, Regina Sousa.

De acordo com o governador do Piauí, o pacto se configura como um investimento no desenvolvimento integral durante a primeira infância, que corresponde a crianças com 0 a 6 anos de idade. Rafael Fonteles explicou que o programa visa elaborar políticas públicas, através da Sasc, Seduc e Sesapi, para estimular a alfabetização na idade certa, além da vacinação em dia, o acolhimento familiar e a possibilidade de fazer exames.

Foto: Matheus Santos/ViagoraGovernador Rafael Fonteles e primeira-dama Isabel Fonteles.
Governador Rafael Fonteles e primeira-dama Isabel Fonteles.

“É um investimento na primeira infância, de 0 a 6 anos, é o momento em que as crianças estão realmente tendo seu desenvolvimento cerebral, começando a socialização. então garantido desenvolvimento integral nesse período sobretudo na área da saúde e educação, também com olhar especial as crianças vulneráveis que não podem estar com o convívio das famílias por alguma razão que precisam estar em abrigo ou acolhimento familiar, isso é muito importante para garantir o futuro da nossa sociedade, não apenas das crianças que são acolhidas”, reforça.

Durante o lançamento do programa também houve a abertura de uma exposição fotográfica, intitulada “Adoção: Laços de Amor”, que apresentou registro de famílias transformadas pela adoção, um ato repleto de amor e acolhimento. Diversas crianças prestigiaram o evento, inclusive os filhos do governador e da primeira-dama.

Foto: Matheus Santos/ViagoraCrianças prestigiam lançamento do programa Pacto pelas Crianças do Piauí.
Crianças prestigiam lançamento do programa Pacto pelas Crianças do Piauí.

A primeira-dama atuará nas articulações entre as três secretarias visando garantir a execução do pacto. Isabel Fonteles destaca o público-alvo do programa e afirma que no interior do Estado haverá convênio com os municípios para levantamento de dados sobre as demandas e quantidade de crianças a serem contempladas.

“Existem no Piauí cerca de 360 mil crianças dentro da faixa etária que nós vamos englobar que são crianças de 0 a 6 anos, e cerca de 280 mil crianças são SUS dependentes então é este público que nós queremos atingir. Ainda estamos conversando com as secretarias de educação, saúde e assistência social para fazer o levantamento dos dados e ver quais serão os primeiros municípios alcançados, o número de crianças que serão atendidas por programas”, afirma.

Foto: Matheus Santos/ViagoraPrimeira-dama Isabel Fonteles
Primeira-dama Isabel Fonteles

A Carretinha da Saúde é um veículo que proporcionará atendimento oftalmológico, audiométrico e odontológico para crianças na primeira infância em todo o estado do Piauí, como explica o secretário de Saúde, Antônio Luiz.

“Ele vai rodar os municípios de acordo com os convênios com as prefeituras que vão indicar as crianças de 0 a 6 anos, inclusive quando detectar problema de oftalmologia o governo poderá os óculos para aquela criança”, pontua.

Foto: Matheus Santos/ViagoraCarretinha da Saúde.
Carretinha da Saúde.

O governador ressalta que antes da carreta chegar aos municípios no interior do Estado será necessário fazer um cadastramento através da secretaria municipal para que o programa tenha conhecimento sobre a quantidade de crianças a serem atendidas.

"Vai aos municípios, obviamente que antes de chegar vai ter sido feito o cadastramento pela Sesapi em parceria com a secretaria municipal de educação para que possamos fazer o atendimento em série de crianças, sobretudo nesses três exames oftalmológico, audiométrico e odontológico", afirma.

Facebook
Veja também