Viagora

PT está em fase de conversação sobre Teresina, diz João de Deus

O presidente estadual do PT, João de Deus, falou sobre as estratégias do partido no interior do estado e na capital para a disputa municipal em 2024.

O presidente estadual do PT, João de Deus, afirmou que o partido está caminhando em busca de ampliação dos seus quadros para a corrida eleitoral de 2024.

O político informou que a previsão para a escolha do pré-candidato petista à prefeitura de Teresina será em setembro.

De acordo com o parlamentar, o PT está em fase de coletar dados acerca do tamanho do partido nos municípios em que está presente. Logo após, as informações serão analisadas e a sigla pretende seguir a estratégia de apoiar lideranças locais em cidades onde não há viabilidade para lançamento de pré-candidatura.

Foto: Bruna Sousa/ViagoraJoão de Deus
João de Deus

“Nós estávamos fazendo um levantamento da situação do PT em cerca de duzentos municípios que o PT está organizado. Com levantamento em mãos agora fazer o cruzamento das informações com dados dos deputados estaduais, do próprio governador para que a gente possa ter um desenho mais aproximado da realidade. Aqueles municípios que o PT não tem condições de ter candidatos, obviamente nós estamos dialogando com as outras forças que deram um apoio ao presidente Lula, ao nosso governador Rafael para que nós possamos contribuir para estratégia que não seja só do PT, mas da base aliada do governo. Essa é a nossa estratégia, nós estamos nessa fase de levantamentos e acredito que agora no final de maio a gente já tem isso completamente feito para que nós possamos já dialogar com o governador nessa perspectiva”, explica.

O presidente da sigla também afirmou que o PT tem fortalecido sua base com filiação de novos prefeitos. “Bom, tem vários pedidos de filiações no PT e estavam previstas para a gente fazer semana passada cinco filiação de prefeitos: o prefeito Piracuruca, o prefeito Vinicius Correia, o prefeito de Vila Nova, além de uma série de outras lideranças”, afirma.

Questionado sobre sua avaliação quanto uma possível aproximação da deputada Bárbara do Firmino a sigla petista, João de Deus afirmou que o PT não fará nenhum veto e os diálogos com lideranças de peso na capital ficarão a cargo dos próprios nomes cotados a disputa.

“Nós estamos em fase de conversação sobre Teresina, não tem nada decidido, nada fechado, nós estamos dialogando com os pré-candidatos do PT e acredito que também possamos dialogar com os demais líderes que tem peso aqui em Teresina. Não vamos fazer nenhum veto e vamos deixar que os próprios líderes que colocaram seus nomes que eles possam dialogar com todas as lideranças de Teresina e lá na frente a gente vai bater o martelo, né? Já com um acordo feito entre o diretório estadual, municipal e as lideranças, o próprio governador, e até setembro a gente pretende tá definindo quem deve ser o nome do Partido dos Trabalhadores”, informa.

Facebook
Veja também