Viagora

Quem decidirá o candidato a prefeito de Teresina é o PT, diz Dudu

O vereador também criticou atitudes individuais dentro do Partido dos Trabalhadores sobre as eleições municipais.

O vereador Dudu Borges (PT) falou em entrevista à imprensa sobre o clima e estratégias para a escolha do nome que representará o Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2024 na capital piauiense.

Questionado se já possui uma opinião formada acerca dos nomes postos dentro do PT para a disputa da Prefeitura de Teresina, Dudu afirma que não apoia “individualidade’, mas que é uma questão de conjunto partidário.

Foto: Matheus Santos/ViagoraVereador Dudu
Vereador Dudu

Dudu defende que para escolher quem de fato concorrerá ao Palácio da Cidade no pleito do ano quem, deverá ser quem for levantado de forma democrática dentro do campo petista e que deve ser contemplado estrategicamente. Ele cita as últimas pesquisas, onde mostra na frente o ex-prefeito da capital, Sílvio Mendes (União Brasil).

“Olha, digo sempre e tenho debatido, vou continuar no mesmo tema, nós não podemos pensar em nenhum tipo de candidatura individual, nós temos que pensar no campo político. Tenho defendido que o Lula não é presidente porque o PT chegou só com o Lula, Rafael não é governador porque o PT chegou só com o Rafael. Não! Um conjunto de líder de partidos, unificaram as forças para que a gente pudesse eleger Lula presidente, eleger o Rafael e dar continuidade ao governo do Wellington Dias. Aqui nós temos um campo e tenho defendido que a gente discuta neste campo. Ora, obvio que eu como sou do PT vou defender que este campo tenha um discussão conjunta, nós não podemos favorecer pensamentos pessoais ou afinidades pessoais, eu defendo sempre que a gente constitua neste campo um estratégia para não fugir e não achar que esse campo aqui está ‘resolvida a eleição de 2024’, ‘que o PT é um partido bonitinho’, ‘que vai ganhar a eleição se lançar qualquer candidato’, ‘que o MDB também e que o próprio prefeito Pessoa’, enfim, ‘que esse campo já está resolvido’, não está! Quem está melhor na pesquisa atualmente é o nome do Bolsonarismo no Piauí, Sílvio Mendes. Eu vou defender sempre que a gente fortaleça as chapas proporcionais e aí sim a gente vai discutir balizado uma alternativa para 2024”, destacou.

Dudu frisa que o candidato será definido pelo PT, levando em consideração os movimentos que o político fará me meio á população, até mesmo na diretamente na base.

“Estou dizendo isso porque ainda temos três nomes, e até a imprensa achava que o Dr. Vinícius é o governador que está por trás da candidatura dele, e ele dizia que não. Quem vai definir e decidir a candidatura é o Partido dos Trabalhadores. A estratégia do PT é dos filiados, não é individual, não é do indivíduo. Quando eu falo em campo: ‘Vamos ver aqui pode estar aglutinando mais partido no campo?’; ‘quem pode está aglutinando mais forças dentro do partido?’; ‘quem pode está discutindo o melhor para o conjunto de líderes para o PT?’. E aí lá na frente tudo isso vai ser condensado numa decisão do partido”, explicou.

O petista criticou atitudes individuais dentro do partido, e disse que caso aconteça “ordens” de apenas uma pessoa, o PT já não é o mesmo partido de antes, segundo ele, o Partido dos Trabalhadores em Teresina funciona em meio aos diálogos entre os membros.

“Eu digo: no dia que o PT tiver um nome, um dono, alguém que chegue de ‘guaela à baixo’ ‘bote em tudo’, que o nome A, B ou C for do partido, esse partido não foi o que eu ajudei a construir e a fundar.  O partido que ajudei a construir é que ouve as bases, e mais, diretório municipal de Teresina, vamos com certeza saber fazer e tomar melhor decisão para o fortalecimento do PT, e obviamente o PT mostrar um plano de governo para Teresina. Se lá na frente a estratégia desse campo democrático popular for cada um lançar um candidato? Bacana, vamos discutir. Se for unificar um nome nesse campo todo que faz parte do MDB, do Solidariedade, agora eu particularmente não vou defender individuo, o individuo faz parte de uma agregação partidária. O partido é formado pelo individuo, mas a decisão é da maioria do partido”.

Decisão do Diretório Municipal

O vereador destaca que o que o Diretório Municipal decidir, será apoiado. Caso algum filiado seja contra a decisão da maioria, poderá ser expulso. “Eu defendo que o quê o PT decidir, temos que acatar. Não é Dudu! ‘Ah, o Dudu disse que vai apoiar a estratégia X’, não! Eu posso até dizer a minha opinião, mas na hora que o PT decidir, quem não for com o PT vai expulso, e eu vou estar na trincheira também. Porque quem não aceita a decisão da maioria, não pode fazer parte nem da política, porque a política é desse jeito”.

Facebook
Veja também