Viagora

Grupo de Quadrilha de Picos denuncia falta de incentivo da prefeitura

A representante da quadrilha Arrasta Pé dos Caipiras, Jamires Anjos, denunciou a falta de apoio do município para o deslocamento do grupo visando representar a cidade Piauí a fora.

Nessa quinta-feira (22), o grupo junino Arrasta Pé dos Caipiras, um dos vencedores do 13º Festival Nordestino de Cultura Junina, denunciou em suas redes sociais a falta de apoio do município de Picos, administrada pelo prefeito Gil Paraibano, para o deslocamento dos quadrilheiros visando participar de competições representando o município Piauí afora.

A representante da quadrilha, Jamires Anjos, publicou um vídeo em seu Facebook onde relata que a quadrilha estava financiando a própria viagem para representar a cidade de Picos no município de Araripina, em Pernambuco. A quadrilheira afirmou ainda que solicitou ao município somente o ônibus para o transporte, mas lhe foi negado este incentivo.

“A quadrilha está indo para Araripina e estamos muito tristes porque nós não tivemos apoio nenhum do nosso município de Picos. Estamos indo com a cara e a coragem porque a gente só recebe não”, afirma.

No período junino as apresentações ajudam a levar a cultura nordestina, de forma mais expansiva, para diversas regiões através das festividades do São João. A representante da junina exaltou a importância do grupo que batalha ha 17 anos diariamente, não somente neste mês especial, para engajar jovens e adultos nesta tradição.

Jamires Anjos relatou ainda no vídeo que a quadrilha Arrasta Pé dos Caipiras foi campeã no último festival da cidade ficando entre os top 5, mas em contrapartida não vê o reconhecimento do município pelo trabalho social e cultural desenvolvido pelo grupo.

“Esta é a primeira apresentação que a gente está saindo, nós fomos a campeã da nossa cidade de Picos e a gente queria somente o reconhecimento, o apoio de ônibus, não é nem de dinheiro, para que a gente possa se descolar para representar nossa cidade de Picos”, afirma.

Em repúdio a falta de incentivo aos grupos juninos, a quadrilheira pediu mais valorização e visibilidade para a categoria que além de impulsionar a cultura local, também ajuda a movimentar a economia fomentando diversos trabalhos como os costureiros para a produção de figurinos e o segmento de decoração para o cenário.

“É revoltante, vamos acordar poder público e valorizar mais a cultura! Se vocês que estão no poder dizem que não tem dinheiro imagem a gente. Então revejam e apoiem a cultura, que está precisando”, pontua.

Outro lado

O Viagora procurou o prefeito de Picos, Gil Paraibano, para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Facebook
Veja também