Viagora

PF faz operação contra desvio de recursos do Fundeb em Santa Rosa do Piauí

De acordo com a polícia, a ação deflagrada nesta quinta-feira (03) é um desdobramento da “Operação Sindicância”.

Nesta quinta-feira (03), a Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Peculi”, que visa inibir desvios de recursos públicos, no município de Santa Rosa do Piauí, interior do estado.

Segundo a PF, a ação diz respeito a desvios de dinheiro de origem federal, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Fundação Municipal de Saúde (FMS). A ação é um desdobramento da “Operação Sindicância”.

Foto: Divulgação/ Polícia FederalDeflagrada  Operação Peculi , no interior do Piauí
Deflagrada Operação Peculi , no interior do Piauí

As autoridades deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão em Santa Rosa do Piauí, e um de prisão preventiva, em São João do Piauí.

De acordo com a PF, a partir do relatório da Controladoria-Geral da União (CGU-PI), foram encontrados débitos na conta do Fundeb para uma conta particular em 2019, na cidade de Santa Rosa. Com as evidências de desvio, a Prefeitura de Santa Rosa instaurou sindicância administrativa para investigar os fatos.

Conforme a polícia, foi constatado que as gestoras do Fundeb e FMS, transferiram R$ 700 mil para a conta do investigado, que não tinha vínculo empregatício ou contratual no município. Na “Operação Peculi”, foi certificado que houve adulteração de documentos e informações nas prestações de contas de Santa Rosa, mandadas para o Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI).

A Polícia Federal informou que os envolvidos devem responder por crimes contra a Administração Pública, como peculato, e falsificação de dados em sistemas de informações, além de associação criminosa.

Facebook
Veja também