Viagora

UBS da Santa Maria da Codipi lança projeto para gestantes

A iniciativa “Gestante Nota 10” apresenta 10 metas e visa, principalmente, estimular o acompanhamento durante o período pré-natal

A Unidade Básica de Saúde da Santa Maria da Codipi lançou o projeto “Gestante Nota 10”, que tem como principal objetivo traçar 10 metas para qualificar o acompanhamento pré-natal e estimular as gestantes a atingirem esse propósito. O lançamento ocorreu durante evento alusivo a campanha Agosto Dourado, realizada durante o mês de conscientização acerca da importância da amamentação.

Os intuitos do Projeto “Gestante Nota 10” incluem o início precoce do pré-natal (em um período de até 12 semanas ou 3 meses), a realização de teste rápido de HIV e sífilis no início do tratamento pré-natal e a realização de seis ou mais consultas médicas. Além disso, a inciativa também tem como meta a entrega dos resultados dos exames do primeiro e terceiro trimestres, o uso de medicações prescritas pelo médico conforme rotina, a vacinação correta e completa, consulta odontológica, consulta do parceiro (pelo menos uma vez), presença nas atividades de sala de espera (em, pelo menos, quatro vezes) e participação no Grupo de Gestantes, com presença de acompanhante.

Realizado em 2 dias, 1 vez a cada semestre, e, no segundo dia, o Grupo de Gestantes premia as grávidas que completarem todas as metas, de acordo com a escolha entre Kit para o recém-nascido ou Ensaio fotográfico de gestante. “Nosso objetivo é trazer a gestante para a UBS, garantindo assim um pré-natal completo e uma gestação saudável”, afirma a enfermeira Lívia Mello, que atua na UBS Santa Maria da Codipi.

Ainda durante o evento da campanha Agosto Dourado, foram realizadas atividades direcionadas para gestantes e mães, como uma palestra sobre a importância da amamentação e medidas de primeiros socorros para casos de engasgos durante o aleitamento. Na ocasião, foi comentado acerca da importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses como fonte alimentar, de imunidade e de vínculo do binômio mãe-filho.

Ao longo da iniciativa, os responsáveis trabalharam o desenvolvimento de emoções relacionadas ao aleitamento materno, além de terem apresentado para as gestantes e puérperas medidas preventivas para engasgo e morte súbita do recém-nascido, assim como a estratégia de utilização do ruído branco, visando acalmar as crianças e facilitar o momento da amamentação.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também