Viagora

Dr. Pessoa inaugura Sala do Recém-nascido no Hospital do Buenos Aires

As instalações ofertam diversos serviços, como vacinação, avaliação clínica, coletas, e agora o teste da orelhinha

Na manhã desta segunda-feira (07), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, visitou a nova Sala do Recém-Nascido da Maternidade do Buenos Aires, na zona Norte de Teresina. A ação faz parte do calendário de aniversário de 171 anos da capital.

As instalações ofertam diversos serviços, como vacinação, avaliação clínica, coletas, e passa a ofertar também o teste da orelhinha, exame que detecta doenças sérias, a exemplo do glaucoma e catarata congênita. O chefe municipal destacou a importância da maternidade no acompanhamento de bebês durante a primeira infância.

Foto: Kalita Leão/ ViagoraPrefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

“Essa é uma das maternidades da Prefeitura mais evoluída. Não é de agora que a gente trabalha fortemente, desde 1949 com o conceito da Organização Mundial de Saúde, que a medicina não é só a de tratar ou de recuperar, mas principalmente de prevenir. Aqui é mais um modelo de teste de prevenção para que identifique patologia, que a princípio, quando identificado é mais fácil de tratar e agora aqui nós avançamos. A primeira maternidade do Piauí que tem o teste do olhinho”, afirmou Dr. Pessoa.

A assessora técnica do gabinete da presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Clara Leal, explica que o órgão possui quatro maternidades em cada zona geográfica da capital, sendo a maior delas no Buenos Aires.

Foto: Divulgação/ AscomDr.Pessoa visita sala do recém-nascido
Dr.Pessoa visita sala do recém-nascido

De acordo com Clara Leal a região possui grande densidade populacional, por isso, a Maternidade do Buenos Aires conta atualmente com 30 leitos obstétricos e realiza em média 170 partos.

“Quando se fala se de maternidade, tem que se cuidar da mãe e do bebê, isso não pode ser separado. Por determinação do prefeito, nós precisamos cada vez aumentar mais a capacidade resolutiva de toda nossa rede, com uma ênfase muito grande na parte da humanização. A abertura dessa sala que hoje a gente inaugura, representa muito essa parte que o prefeito tem recomendado”, pontua.

Facebook
Veja também