Viagora

Suspeito de furtar água de adutora é preso em São Raimundo Nonato

A ação foi concluída no último final de semana e contou com o auxílio de uma guarnição da 2ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar.

A Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) promoveu uma operação na cidade de São Raimundo Nonato, zona Sul do estado, com o intuito de identificar e eliminar ligações clandestinas, bem como desvios de água que acabam prejudicando o abastecimento de água da população.

Segundo o Governo do Estado, a ação foi concluída no último final de semana e contou com o auxílio de uma guarnição da 2ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar, resultando na prisão de uma pessoa.

De acordo com a Agespisa, as equipes da agência priorizaram casos suspeitos informados pela Gerência de São Raimundo Nonato.

Foto: DivulgaçãoOperação da Agespisa nas adutoras do Garrincho e Serra Branca.
Operação da Agespisa nas adutoras do Garrincho e Serra Branca.

O órgão ainda afirma que, na adutora do Garrincho, local em que os trabalhos se iniciaram, foi identificada e retirada uma ligação clandestina de grande porte entre o sistema de captação e a Estação de Tratamento de Água, próxima à PI-114. Na localidade da adutora da Serra Branca, duas ligações ilegais foram flagradas.

De acordo com a agência, o uso da água estava sendo voltado, principalmente, para o abastecimento de carros-pipa e para a irrigação de plantações. Em uma das situações, a água furtada para a irrigação de um coqueiral e de capim para gado teria volume suficiente para o abastecimento de um bairro com até 400 imóveis. Em outra ocasião, um empresário foi flagrado mantendo duas ligações clandestinas, não registradas, com enorme derramamento de água, voltadas para uma vacaria, uma cocheira e para a irrigação de um bananal e um capinzal.

A Agespisa afirma que, além das ligações clandestinas realizadas por pessoas sem cadastro na agência, foram identificados também sete by-pass (desvios de água), feitos por clientes da empresa. Além disso, foi efetuada uma prisão em decorrência de desvio de água em uma chácara com piscina.

Leonardo Sousa, diretor de Gestão Operacional e Manutenção, deu mais informações sobre a iniciativa. “A operação flagrou um grande volume de água sendo furtada, com o agravante de imenso desperdício. A empresa vai buscar juntos aos órgãos competentes que todas as pessoas autuadas sejam responsabilizadas criminalmente”, ressalta.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também