HGV faz tratamento que reduz cegueira em paciente com doenças na retina
Segundo o governo, a aplicação das injeções intravítreas de antiangiogênico tem como principal objetivo reduzir o risco de cegueira em pacientes diagnosticados com retinopatia diabética.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) desempenhou um papel fundamental na prestação de cuidados médicos ao realizar um total de 40 cirurgias de aplicação de injeção intravítrea de antiangiogênico, destinadas ao tratamento de pacientes que sofrem de retinopatia diabética e doenças vasculares da retina.
De acordo com o governo do Estado do Piauí, os procedimentos cirúrgicos ocorreram na segunda-feira (28), e quarta-feira (30), atendendo pacientes que já estavam aguardando na fila de espera pelo tratamento.
Segundo o governo, a aplicação das injeções intravítreas de antiangiogênico tem como principal objetivo reduzir o risco de cegueira em pacientes diagnosticados com retinopatia diabética e outras condições vasculares da retina, problemas que são relativamente comuns na população.
A cirurgiã oftalmológica, Mônica Müller, explicou que esses pacientes estavam aguardando por um longo período na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) e que agora o HGV está oferecendo o tratamento de forma regular, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos.
“Essas injeções têm o objetivo de reduzir a cegueira em pacientes com retinopatia diabética e outras doenças vasculares da retina que são muito prevalentes na nossa população. Esses pacientes estavam aguardando há muito tempo pela fila do SUS e agora o HGV está oferecendo esse tratamento de forma regular”, explica
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, enfatizou que essa ação faz parte do programa Saúde em Dia, uma iniciativa do Governo do Estado coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Ela destacou que o HGV se tornou o único hospital na região a disponibilizar esse serviço pelo SUS, e essa conquista é resultado de um esforço conjunto para proporcionar tratamento às pessoas que aguardavam na fila de espera.
“O HGV é o único hospital que passa a oferecer esse serviço pelo SUS. Foi um esforço conjunto para proporcionar esse tratamento que vai beneficiar essas pessoas. Ao mesmo tempo é também uma satisfação em ver o bom resultado e a felicidade dos pacientes”, pontua a gestora.
O secretário da Saúde, Antônio Luiz, ressaltou os avanços nos procedimentos realizados no HGV e enfatizou o compromisso em garantir investimentos e o fortalecimento da rede hospitalar. “Esse é mais um serviço oferecido pelo hospital que beneficia a população. O hospital é a nossa referência em serviços de alta complexidade e estamos trabalhando cada vez mais para garantir investimentos e fortalecimento da rede hospitalar”, disse o gestor.
-
FMS debate com Ministério da Saúde financiamento da oncologia no Hospital São Marcos
A reunião busca alinhar o retorno dos atendimentos aos pacientes que necessitam de tratamento de oncologia no estado. -
Teresina Viva acontece neste sábado na UBS Chapadinha Sul
A iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços de saúde da população, oferecendo atendimentos preventivos -
FMS reforça vacinação de crianças e adolescentes durante férias escolares em Teresina
A fundação orienta pais e responsáveis a atualizarem a caderneta de vacinação para prevenir doenças e evitar complicações de saúde -
UBSs de Teresina oferecem exame para detectar vírus ligado ao câncer de colo do útero
A FMS informou que mulheres nesta faixa etária devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para avaliação de saúde, e caso seja indicado, realizar o exame de DNA-HPV. -
Hospital do Satélite irá realizar pequenas cirurgias ambulatoriais
De acordo com a prefeitura, O novo espaço é equipado com mesa cirúrgica, foco cirúrgico, bisturi elétrico e outros equipamentos essenciais
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir