Viagora

Novos membros do Conselho de Saúde de Teresina são empossados

O Conselho é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, tem a responsabilidade de formular estratégias e controlar a execução da política de saúde da capital piauiense

Os 64 novos membros do Conselho de Saúde de Teresina foram empossados nessa quarta-feira (27). A prefeitura de Teresina, junto com a Fundação Municipal de Saúde conduziram a solenidade que ocorreu no Salão Nobre do Palácio da Cidade com a presença do prefeito Dr. Pessoa.

O Conselho é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, tem a responsabilidade de formular estratégias e controlar a execução da política de saúde da capital piauiense. Atuará de forma deliberativa, consultiva, normativa e fiscalizadora, em relação às ações do município. Trabalhando no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), colaborando na construção de políticas públicas para a saúde e contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

Foto: ReproduçãoEmpossamento do Novo Conselho Municipal de Saúde
Empossamento do Novo Conselho Municipal de Saúde

De acordo com Dr. Pessoa, o Conselho é uma importante ferramenta na regulação e fiscalização nos serviços de saúde prestados à população. “É de grande importância para a saúde, aliás, na vida pública ter o controle na fiscalização. Esse é o grande propósito, porque quem fiscaliza as ações públicas é o Conselho Municipal de Saúde de Teresina. Portanto, nós estamos satisfeitos com 64 conselheiros sendo empossados hoje, e o que esperamos, é trabalharmos juntos” disse o prefeito.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo, o controle social é a porta de entrada da qualidade de serviços prestado, não só na área da saúde, mais em todos os segmentos. O presidente ainda deixou uma mensagem para os novos empossados. “O bom trabalho de vocês, reflete numa boa prestação dos serviços. E também, assim, eventuais omissões que vocês tenham no seu serviço, também vão refletir lá na prestação de saúde. Então, boas-vindas ao trabalho que vocês irão prestar, sintam que a Fundação também estará de portas abertas para escutar qualquer tipo de reclamação, de elogio, crítica e aplausos”, finalizou.

A formação é distribuída por vagas proporcionais, sendo: 32 vagas para representantes de entidades de usuários do SUS; 16 vagas para representantes dos trabalhadores de saúde, associações, sindicatos, federações, confederações e conselhos de classe e da comunidade científica; 8 vagas para representantes de prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde municipal de entidades patronais e 8 vagas para representantes da Fundação Municipal de Saúde.

Por: Alexia Dias

Facebook
Veja também