Viagora

Plataforma SIGMA será usada para matrículas nas escolas de Teresina

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) irá realizar o processo de matrículas novas de forma virtual em 155 unidades de ensino.

O ingresso de novos estudantes para a Rede Pública Municipal de Ensino ocorrerá pelo Sistema de Gerenciamento de Matrículas (SIGMA). A Secretaria Municipal de Educação (Semec) irá realizar o processo de matrículas novas de forma virtual em 155 unidades de ensino, dentre escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O processo de matrículas novas iniciam na rede municipal a partir do dia 15 de janeiro deste ano, com disponibilidade de 23 mil novas vagas, sendo 12 mil delas destinadas ao procedimento virtual.

Foto: ReproduçãoPlataforma SIGMA realiza novas matrículas
Plataforma SIGMA realiza novas matrículas

Segundo a prefeitura, a matrícula efetuada pelo SIGMA Online deve ser feita em duas etapas, com o responsável legal pelo estudante a realizar a pré-matrícula, com preenchimento de todos os dados e documentos dos alunos, sendo feita depois a avaliação dos dados pela gestão da unidade de ensino, a fim de realizar a confirmação de matrícula. A efetivação pode ser na página do SIGMA na internet ou na versão de aplicativo, que está disponível para sistemas de smartphone Android e IOS.

O sistema passará por uma atualização, na qual serão adicionadas uma carga de dados adicional sobre as vagas disponíveis em unidades de ensino por turno e ano escolar, novas informações no campo de gênero e a inscrição obrigatória do campo de mãe dos estudantes. Para a versão web, a plataforma será atualizada automaticamente, enquanto que a versão mobile necessitará ser atualizada na loja de aplicativos do aparelho celular do usuário.

De acordo com a gerente de Ensino Fundamental da Semec, professora Geane Alves, o processo de matrícula online via SIGMA garante a sistematização de ações da Semec. “Estamos trabalhando na orientação dos diretores e pessoal de apoio para que tudo transcorra de forma tranquila e rápida. Estamos preparando um passo-a-passo de acesso à plataforma que será divulgado para os pais e responsáveis efetuarem a matrícula no sistema”, enfatiza Geane.

Facebook
Indicado para você
Veja também