Rafael Fonteles inaugura escritório da Investe Piauí na China
O espaço busca internacionalizar a economia do Piauí a partir da expansão das relações comerciais e de investimentos.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, inaugurou nesta segunda-feira (14) o mais novo escritório internacional da Investe Piauí, localizado no complexo Sea World de Xiamen, na China. Este é o primeiro espaço brasileiro dentro do edifício voltado para as negociações entre os países que compõem o BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
De acordo com o governador, a iniciativa tem como objetivo fortalecer as relações comerciais e promover a internacionalização da economia piauiense, por meio da ampliação das relações comerciais e de investimentos internacionais.
Após a inauguração, foi dado início ao Investe Piauí Day, evento que reuniu mais de 80 empresários do Piauí e empresários chineses para rodadas de negócios. A expectativa é que essa aproximação fomente tanto a exportação de produtos piauienses para a China quanto a aquisição de insumos e maquinário para fortalecer a produção local.

Segundo o governador Rafael Fonteles, a instalação do escritório no complexo Sea World é uma oportunidade ímpar para o Piauí. “Neste edifício temos instaladas 75 empresas de várias partes do mundo, especialmente dos países do BRICS. A Investe Piauí surge aqui como a primeira presença brasileira neste complexo. Logo, temos uma oportunidade única de fortalecer as relações comerciais, os investimentos, a transferência de tecnologias e muito mais”, declarou o gestor em suas redes sociais.
O Governo de Xiamen cedeu gratuitamente o espaço para o escritório piauiense, reforçando a parceria entre as regiões e facilitando a entrada do estado em um dos centros de negócios mais estratégicos da China. O foco do escritório será atrair investimentos estrangeiros para o Piauí e explorar oportunidades comerciais em áreas como agropecuária, mineração, economia digital, educação e saúde.
Durante o Investe Piauí Day, o governador destacou a importância da presença dos empresários piauienses na China. “O Piauí é um grande importador de produtos feitos na China, da mesma forma que exportamos produtos essenciais para as empresas chinesas. Então, temos aqui empresários de vários setores dispostos a fazer negócios, aos quais agradeço por acreditarem nessa iniciativa do Piauí de estreitar relações e internacionalizar a nossa economia. Tenho a certeza de que será um sucesso”, afirmou Fonteles.
Os mais de 80 empresários piauienses que participaram das rodadas de negócios representam setores variados, incluindo agropecuária, mineração, construção civil e saúde. A ideia é explorar oportunidades tanto para exportação quanto para importação de produtos e tecnologias que ajudem a modernizar a produção no estado.
Piauí decreta estado de emergência zoossanitária para prevenção da gripe aviária
A Medida busca intensificar ações de vigilância e reforçar proteção da avicultura no estadoEsperantina receberá Sessão Solene da Assembleia Legislativa
A solenidade marca os 190 anos do Legislativo piauiense e reforça interiorização das ações da AlepiMotorista morre após caminhão tombar na BR-230 em Barão de Grajaú
O acidente ocorreu no início da manhã e causas ainda estão sob investigaçãoAcusado de matar homem a tiros é condenado a 17 anos de prisão em Teresina
Segundo a denúncia do Ministério Público, a vítima foi morta com cinco disparos de arma de fogo em dezembro de 2019.Comitê da prefeitura discute sobre metas do Plano da Primeira Infância em Teresina
Esse plano tem vigência até 2032 e foca em ações integradas para promoção da saúde, educação e assistência social.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir