Navegabilidade do Rio Parnaíba é aprovada pelo Conselho de Recursos Hídricos do Piauí
O Plano Estadual de Recursos Hídricos aprovado nessa terça-feira (26) também prevê a integração das bacias hidrográficas.
A atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-PI) foi aprovada nessa terça-feira (26) pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Piauí (CERH-PI). O plano prevê a retomada da revitalização e navegabilidade do Rio Parnaíba, integrando as bacias hidrográficas em grandes sistemas de distribuição de água.
De acordo com o governo, o plano elaborado pelo Consórcio TPF e YIBl, com o apoio de órgãos estaduais, mostra os benefícios para todos os municípios da Bacia Hidrográfica do Parnaíba com a revitalização e navegabilidade do rio.
O secretário de Meio Ambiente e presidente do CERH, Daniel Oliveira, afirmou que o transporte intermodal deve ser viabilizado no Piauí, para contribuir no transporte de grãos do sudoeste até o Porto de Luís Correia, por meio de três modais: hidrovia, rodovia e ferrovia. É o chamado Intermodal do Vale do Parnaíba.
“O fato é que, aprovada a atualização do plano, mostra-se viável o Piauí receber recursos para garantirmos a navegabilidade do Rio Parnaíba e toda a revitalização da base hidrográfica dos mais de 200 municípios que estão interligados pelo rio”, destacou o secretário de Meio Ambiente e presidente do CERH, Daniel Oliveira.
Ainda conforme o secretário, o plano visa a preservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento econômico do estado, ressaltando que o transporte hidroviário de cargas é mais econômico e mais ambientalmente adequado, e vai permitir a revitalização das margens do Rio Parnaíba, com medidas para evitar o assoreamento.
O governador Rafael Fonteles apresentou, em abril desse ano, os projetos de viabilidade econômico do intermodal a representantes e técnicos dos ministérios dos Transportes, dos Portos e Aeroportos, Integração e Desenvolvimento Regional, Casa Civil, além de agências nacionais de transporte terrestre e hidroviário.
“É um projeto que irá permitir que o transporte de cargas e mercadorias, tanto as importadas quanto as exportadas, aconteça dentro do nosso território. Isso irá representar mais riquezas e oportunidades de trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, disse o gestor em suas redes sociais, que este, trata-se do principal projeto de infraestrutura do Piauí.
Por: Jéssica Borges
Parnaíba
Piauí
Parnaíba
Governo do Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Daniel Oliveira
Cooperart-Poty resgata história da cerâmica piauiense e atrai turistas em Teresina
O Polo Cerâmico e a Vila Poty são os principais pontos comerciais que influenciam a economia regional.Radialista Antônio Emídio morre aos 79 anos em Teresina
O sepultamento de Antônio Emídio ocorreu na manhã deste domingo (08), no Cemitério Jardim da Ressurreição, localizado na Zona Sudeste de Teresina.Campanha contra feminicídio da Sempi será encerrada nesta quarta em Teresina
O evento acontecerá na próxima quarta-feira (11), no auditório da Defensoria Pública do EstadoTribunal de Justiça inaugura Programa Justo Acesso na Comarca de Curimatá
Segundo o TJ-PI, ao todo, o programa já contabiliza 40 obras inauguradas, 22 unidades instaladas e mais de 189 mil atendimentos.Rafael Fonteles entregará reforma do Ceti Dr. Fontes Ibiapina no Renascença
A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira (09) no bairro Renascença, na zona sudeste de Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir