Nova maternidade Dona Evangelina Rosa recebe nota máxima do MEC
De acordo com a Sesapi, o conceito máximo do MEC garante aos estudantes a certeza de uma formação de qualidade e de estrutura apropriada ao ensino.
A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi), divulgou que a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), conquistou nota máxima - cinco, em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), na qual este reconhecimento foi obtido por meio de análise do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e de seus hospitais-escola, destacando a excelência da unidade como campo de formação.
De acordo com a Sesapi, o conceito máximo do MEC garante aos estudantes a certeza de uma formação de qualidade e de estrutura apropriada ao ensino. A interna Clistenes Brito, que vivencia a experiência, ressalta que o impacto é evidente. “O aprendizado aqui é excelente, tanto com os preceptores profissionais quanto com a equipe multiprofissional de cada setor, que é altamente qualificada. É um ambiente excelente e eu me sinto muito acolhido aqui. É uma estrutura moderna, com uma ótima equipe e muito humanizada”.
Segundo a Sesapi, a NMDER foi reconhecida como um excelente campo prático para os estudantes de Medicina da UFPI e, a avaliação faz parte de um processo nacional na qual são analisados a qualidade dos cursos de Medicina, considerando aspectos como infraestrutura e campos práticos de aprendizado, elementos essenciais para a formação de médicos.
O coordenador da disciplina de Obstetrícia da UFPI e médico Obstetra da NMDER, Arimatea dos Santos, ressaltou que a nota máxima do MEC reflete o trabalho consistente da unidade na educação médica, formando profissionais preparados para o futuro e com expertise para atuar na área da saúde.
“Estou muito orgulhoso da nossa equipe e do trabalho que realizamos. A nota cinco é uma conquista de todos e demonstra que estamos no caminho certo. A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa oferece toda a infraestrutura necessária para a formação dos alunos e uma supervisão de qualidade, essencial para o aprendizado”, comemorou o médico.
Conforme a Sesapi, durante a visita de avaliação, a comissão do MEC percorreu diversas áreas do hospital, como as de obstetrícia e pediatria e, o Laboratório de Simulação Realística, foi um dos destaques, pois conta com “Sofia”, uma simuladora avançada de parto, além de outros modelos que oferecem aos estudantes uma experiência prática altamente realista e segura antes do atendimento a pacientes.
“O laboratório é fundamental para que os alunos se familiarizem com as melhores práticas obstétricas antes de atender os pacientes, o que eleva a qualidade do ensino e da assistência médica”, completou o Dr° Arimatea, ressaltando que a NMDER promove reuniões científicas semanais, que é um componente essencial para sua consolidação como hospital-escola, pontuando que, sem reuniões científicas regulares, abordando temas relacionados à assistência médica, um hospital-escola não se solidifica.
Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população.Homem morre eletrocutado após poste cair durante forte chuva em Picos
O caso aconteceu nesta terça-feira (14) devido o forte temporal que atingiu a região.Força-tarefa é montada para atender atingidos pelas chuvas em Picos
Bombeiros, Defesa Civil e Exército intensificam operações em áreas mais atingidas pelos alagamentos na cidadeJuiz bloqueia matrículas imobiliárias de fazendas em estação ecológica do Piauí
A decisão liminar atendeu ao pedido do Ministério Público, ajuizado pela promotora de Justiça de Conflitos Fundiários, Juliana Nolêto.Mais de 120 mil alunos do Piauí recebem aulas de Inteligência Artificial nas escolas
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a disciplina foi implementada em 2024 e está transformando a educação local.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir