Viagora

Teresina inicia campanha de vacinação contra gripe nas escolas

A FMS deu início a campanha de vacinação nas escolas e a abertura ocorreu na CMEI Helena Medeiros.

  • Noely Alvarenga/Viagora Campanha de Vacinação1 / 8 Campanha de Vacinação
  • Noely Alvarenga/Viagora Campanha de Vacinação2 / 8 Campanha de Vacinação
  • Noely Alvarenga/Viagora Campanha de Vacinação3 / 8 Campanha de Vacinação
  • Noely Alvarenga/Viagora Campanha de Vacinação4 / 8 Campanha de Vacinação
  • Noely Alvarenga/Viagora Campanha de Vacinação5 / 8 Campanha de Vacinação
  • Noely Alvarenga/Viagora Campanha de Vacinação6 / 8 Campanha de Vacinação
  • Noely Alvarenga/Viagora Campanha de Vacinação7 / 8 Campanha de Vacinação
  • Noely Alvarenga/Viagora Campanha de Vacinação8 / 8 Campanha de Vacinação

Na manhã desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Teresina através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), deu início a campanha de vacinação nas escolas contra gripe. A abertura ocorreu na CMEI Helena Medeiros localizadas na Lagoas do Norte, no Poty Velho zona norte de Teresina.

Segundo a coordenadora da vacinação Emanuelle, é uma campanha que ela vai durar aí durante todo o ano, porque devido ao quantitativo de escolas vai precisar, durante todo o ano, estar fazendo essa mobilização.

“A Fundação Municipal de Saúde vem fazendo hoje essa abertura de duas campanhas de vacina bem importantes, que é a vacinação nas escolas, onde essa campanha tem como objetivo realizar a atualização da situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Então é uma estratégia que vai ocorrer ao longo desse ano, onde as equipes de saúde da família, que são aquelas equipes que trabalham na Unidade Básica de Saúde, nos postinhos, vão descer até as escolas, fazer uma avaliação da situação vacinal das crianças, identificando aquelas com situação em atraso e realizando a atualização vacinal do esquema de rotina dessas crianças”, explica.

A coordenadora ainda ressalta que, as vacinas serão gratuitas, que é de extrema importância a atualização do cartão de vacinação.

“Todas essas vacinas são ofertadas de forma gratuita nas nossas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. E qualquer pessoa pode estar se dirigindo para a sala, tanto criança, adulto, adolescentes, gestantes, idosos. A gente tem um calendário de vacina para cada um desses grupos para fazer essa atualização. Então, o nosso foco agora nesse momento são as crianças e adolescentes, porque elas estão fazendo a formação do seu sistema imunológico, então, por isso essa necessidade de fazer essa atualização do esquema vacinal”, concluiu a coordenadora.

De acordo com o prefeito Dr. Pessoa, a cidade de Teresina é uma das capitais que mais avanço na prevenção da vacinação em todo o território.

“O programa de saúde da família, vacinação, esse cuidado geral, ação médica de mais complexidade. Então a vacinação, principalmente nessa faixa etária, e qualquer faixa etária, mas principalmente nessa faixa etária, até os 15 anos, é de suma importância. Teresina é uma das capitais que mais avançou, dos estados que mais avançou em relação à prevenção no olhar da vacinação. Então isso se fizer um dado estatístico, nós estamos na frente”, enfatizou o prefeito.

Facebook
Veja também