Viagora

Protagonismo negro será retratado no espetáculo da Batalha do Jenipapo

De acordo com o governo, o evento acontecerá no dia 13 de março e contará com a apresentação de um espetáculo que retrata o protagonismo negro na luta pela Independência do Brasil.

Nessa sexta-feira (8), o Governo do Piauí divulgou a programação do 201° aniversário da Batalha do Jenipapo, no município de Campo Maior, que acontecerá no dia 13 de março e contará com a apresentação de um espetáculo que retrata o protagonismo negro na luta pela Independência do Brasil. O governador em exercício, Themístocles Filho, o secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta e de outras autoridades vão marcar presença,

O diretor do espetáculo, Franklin Pires, relatou que este ano que a Secult tem parceria com a Escola de Teatro Gomes Campos, além disso, também vai levar 45 alunos do curso de teatro para participar da apresentação. “Entre outras novidades, o protagonismo negro estará à frente da Batalha do Jenipapo, servindo para além de contar o fato histórico, questionar o papel do negro nas lutas pela independência do Brasil”, disse ele.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíTítulo: Espetáculo da Batalha do Jenipapo traz o protagonismo negro na luta pela Independência do Brasil
Espetáculo da Batalha do Jenipapo traz o protagonismo negro na luta pela Independência do Brasil.

Seguno a Secretaria de Cultura, já foram selecionados 68 atores e atrizes, além de dez cantores, para participar do espetáculo. Pelo menos 200 inscritos participaram da audição, que aconteceu dia 16 de fevereiro, no Teatro Sulica, e os ensaios já foram realizados no Club dos Diários e no Theatro 4 de setembro.

Já o produtor do espetáculo, Bruno Dantas, afirmou que a Secult está reunindo grandes nomes do estado para integrar o elenco do espetáculo. "Já fizemos a seletiva dos atores e cantores e os ensaios já foram realizados. A população terá acesso a um espetáculo cinematográfico em Campo Maior. Este ano a gente está colocando ainda mais pessoas, o que dá uma dimensão maior ao espetáculo, que além de contar parte da história da independência do Brasil também será uma apresentação de grande beleza", pontuou.

Confira a programação:

A programação do 201° aniversário da Batalha do Jenipapo iniciará, às 9h, da quarta-feira (13), no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, com a solenidade Cívico-Militar. Em seguida acontecerá o desfile militar, apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades do estado. Já às 12h, será realizada missa em ação de graças, na Catedral de Santo Antônio na Praça Bona Primo, em Campo Maior.

Facebook
Veja também