Viagora

Conferência do Clima vai debater sobre a rearborização de Teresina

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, a conferência será realizada nesta quinta-feira (11), no Salão Nobre do Palácio da Cidade.

Nesta quinta-feira (11), a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), através da Agenda Teresina 2030, vai lançar a 2ª Conferência do Clima de Teresina, o ClimaTHE24. O evento reunirá autoridades e parceiros da conferência a partir das 10h no Salão Nobre do Palácio da Cidade.

Segundo a secretaria, a conferência vai abordar a temática “A cidade que eu quero é verde” e propõe que Teresina abrace o movimento de rearborização para retomar as condições mais amenas que tinha antigamente, quando detinha o título de “Cidade Verde”. A verticalização e o avanço das construções retiraram as árvores dos quintais, das calçadas e contribuíram para a formação de ilhas de calor.

Os dados do aquecimento das temperaturas e suas consequências estão contidos no Plano de Ação Climática, elaborado pela Agenda Teresina 2030 e lançado no ano passado. Teresina também já possui o Plano Municipal de Arborização, construído pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com a Semplan, o objetivo da conferência é trazer evoluções na cidade e o novo planejamento urbano que tende a proporcionar resiliência e adaptação da cidade diante dos desafios impostos pela crise climática. O evento tem parceria com o ICLEI, Governos Locais Pela Sustentabilidade e com a Semam, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e contará com a realização do 3º Encontro Regional do ICLEI Nordeste e o CB27, a reunião nacional dos secretários de Meio Ambiente.

Facebook
Veja também