Viagora

FMS disponibiliza plataforma para monitoramento da dengue em Teresina

O boletim será atualizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS TERESINA) e vai viabilizar o monitoramento das doenças por todos que tiverem interesse.

Nesta sexta-feira (05), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou uma nova plataforma para registro dos dados de dengue e chikungunya (as chamadas arboviroses) no município de Teresina.

De acordo com a FMS, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS TERESINA) vai ser responsável por atualizar o boletim e promover o monitoramento das doenças por todos que tiverem interesse.

O diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, explicou que o ferramenta está disponível para o acesso público por meio no site da fms https://site.fms.pmt.pi.gov.br/ e tem a finalidade de reunir dados abrangentes e atualizados sobre a dengue e chukungunya, fornecendo uma visão detalhada do panorama epidemiológico no município.

“Queremos assim garantir a transparência no fornecimento de informações e fomentar as iniciativas de combate à doença”, disse o diretor.

O diretor ainda ressalta que a iniciativa faz parte das ações contra a dengue que estão sendo executadas a partir das ações do Plano Municipal de Contingência das Arboviroses Urbanas estabelecido pela FMS.

Segundo a FMS, Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso (em formato de uma lira).

Além disso, o mosquito transmissor vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. A fêmea tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano para fazer a maturação dos seus ovos.

Facebook
Veja também