Viagora

Novo polo cerâmico será construído no bairro Macaúba em Teresina

De acordo com o Governo do Piauí, a construção do polo cerâmico faz parte do Programa de Orçamento Participativo (OPA) que vai destinar R$ 200 mil para a referida obra.

O Governo do Piauí anunciou nessa sexta-feira (05), que o bairro Macaúba, localizado na zona sul de Teresina, será um dos beneficiados pelo Programa de Orçamento Participativo (OPA) na área cultural. A iniciativa, executada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), receberá um investimento de R$ 200 mil para a construção de um novo polo cerâmico.

Segundo o governo, a equipe da Coordenação de Registro e Conservação da Secult realizou uma visita técnica ao terreno onde será erguido o polo cerâmico. Após essa etapa, o projeto seguirá para licitação. Essa obra visa beneficiar não apenas os artesãos do bairro, mas também aqueles da zona norte da capital.

A construção do polo cerâmico atende a uma demanda da população e é um dos 10 projetos que estão sendo executados no eixo temático da cultura, englobando inicialmente polos artesanais, bibliotecas e videotecas.

O arquiteto e coordenador de Registro e Conservação da Secult, Ismael Júnior, destacou que o projeto visa atender não apenas as necessidades dos artesãos, mas também as demandas mais gerais dos moradores da região. "O projeto conta com uma sala multiuso, que pode ser utilizada em diversas atividades. O objetivo é trazer a população ao local em atividades que não sejam só artesanato, mas o foco principal será o artesanato", afirmou o coordenador.

Conforme o projeto da obra, o polo cerâmico da Macaúba contará com duas salas administrativas, três salas para oficinas e cursos de artesanato, banheiros e uma sala multiuso. A construção priorizará tanto a parte arquitetônica quanto a estrutural, incluindo mobiliário e equipamentos técnicos.

Além do polo cerâmico, outros projetos do OPA 2023 estão em andamento pela Secult, incluindo a construção e reforma de quatro polos artesanais, duas videotecas e quatro bibliotecas, todas localizadas em Teresina. A previsão é de que, à medida que o programa seja expandido, mais cidades possam ser beneficiadas com obras na área cultural.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Facebook
Veja também