Viagora

Desembargador Sebastião Martins é empossado novo presidente do TRE-PI

A sessão solene foi realizada nesta segunda-feira (08) no plenário do TRE-PI e contou com a presença de diversas autoridades políticas e jurídicas.

Nesta segunda-feira (08), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) empossou os desembargadores Sebastião Ribeiro Martins e Ricardo Gentil Eulálio Dantas, respectivamente, para os cargos de presidente e vice-presidente do órgão para o biênio 2024/2026. A sessão solene foi realizada no plenário do TRE-PI e contou com a presença de autoridades como o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa e o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Na solenidade, o desembargador Ricardo Dantas também assumiu a Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-PI. A sessão solene foi conduzida pelo desembargador Erivan Lopes, que era o atual presidente do tribunal.

Foto: Alessandra Fonseca/ViAgora....
Novo presidente do TRE-PI foi empossado nesta segunda-feira.

O novo presidente do TRE-PI pontuou os desafios a serem enfrentados nesse processo eleitoral com destaque ao combate à desinformação e o uso ilícito da inteligência artificial. O desembargador Ribeiro Martins ainda garantiu que vai trabalhar para garantir a lisura do pleito e ressaltou a importância das urnas eletrônicas, que são seguras e modernas.

O governador do Piauí afirmou que está confiante no papel fiscalizador do Tribunal Regional Eleitoral diante das novas ferramentas teclógicas que podem enganar os eleitores.

"Nós temos uma preocupação adicional agora com as inteligências artificiais, essa preocupação aumenta no momento em que você tem mais ferramentas tecnológicas que podem tentar enganar a população, o eleitorado. Mas estamos muito confiantes na gestão tanto do TSE quanto dos TREs no combate às fake news, no combate ao uso indevido da tecnologia para tentar afetar a vontade popular", pontuou.

Foto: AscomSebastião Ribeiro Martins
Sebastião Ribeiro Martins.

Sebastião Ribeiro Martins

O magistrado é natural de Cristino Castro-PI e formou-se em Direito na Universidade Federal do Piauí em 1979. Em sua carreira, Sebastião Martins já exerceu os cargos de Juiz de Direito e Juiz Eleitoral em várias Comarcas do estado do Piauí. Além disso, o desembargador também foi Corregedor Geral da Justiça do Estado do Piauí, no biênio 2014/2016.

Ricardo Gentil Eulálio Dantas

Nascido em Teresina-PI, Ricardo Dantas bacharelou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1980. O desembargador foi Juiz-Adjunto da 1ª a 4ª entrância em várias Comarcas no interior do estado do Piauí.

Facebook
Veja também