Hospital do Piauí aplica Zolgensma em paciente do Rio Grande do Norte
O Hospital Infantil Lucídio Portella foi a primeira unidade de saúde 100% SUS a fazer a aplicação dessa medicação no Brasil.
Nessa sábado (22), o Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp), realizou uma aplicação histórica do medicamento Zolgensma, conhecido por ser o mais caro do mundo, com o intuito de mitigar os efeitos dessa doença rara.
A beneficiada foi Annny Maria, uma menina de apenas 03 anos, vinda da cidade de Assú, no Rio Grande do Norte, acompanhada por sua mãe, Angélica de Sousa. Annny Maria é portadora de AME tipo 1, condição que requer tratamento intensivo para minimizar os impactos degenerativos da doença.
O Hilp se destacou como o primeiro hospital público 100% SUS a administrar o Zolgensma no Brasil, marcando um marco significativo na saúde pública do país. Segundo o diretor do hospital, Ribamar Bandeira, a vinda da paciente foi determinada pela expertise do Hilp no diagnóstico e tratamento da AME.
A médica Lorena Mesquita, responsável pela aplicação do medicamento, destacou que Annny Maria deverá receber alta até segunda-feira (24). Ela enfatizou a importância do Zolgensma no controle da progressão da doença, ressaltando que, apesar de não haver cura para a AME, o medicamento tem sido crucial para estabilizar a condição dos pacientes.
O Zolgensma tem demonstrado resultados promissores, melhorando aspectos como respiração, mastigação, movimentos da língua, deglutição, reflexo de vômito e articulação da fala em pacientes com AME tipo 1.
Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade, expressou sua satisfação com o trabalho realizado pelo Hilp: "É um grande avanço ter um hospital em nosso estado com essa missão. Temos uma equipe capacitada que nos enche de orgulho."
Juiz suspende eleição da Federação de Futebol do Piauí
De acordo com a decisão, a eleição aconteceria nesta quarta-feira (15), mas por violar o Estatuto da Federação foi imediatamente suspensa.Piauí se destaca com maior percentual de notas altas na redação do Enem 2024
O secretário de Educação, Washington Bandeira, atribuiu o desempenho ao trabalho desenvolvido nas escolas.Mais de 500 escolas públicas do Piauí receberão novo mobiliário em 2025
De acordo com o Governo do Estado, serão investidos R$ 50 milhões para melhorar a infraestrutura das escolas estaduais até o ano de 2026.Defensoria Pública de Picos promove campanha de arrecadação para vítimas de enchentes
Doação de roupas, alimentos e itens de higiene também podem ser entregues em Teresina, no edifício-sede da Defensoria, das 8h às 14h.Bairros da zona Sudeste de Teresina ficarão sem água nesta sexta-feira
Conforme a Águas de Teresina, o interrompimento será devido a uma manutenção nos sistemas de energia.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir