Promotor aciona prefeito de Currais Raimundo Sobrinho na Justiça
Ao Viagora, o prefeito Raimundo Sobrinho informou que já foi notificado e está desenvolvendo algumas ações que foram recomendadas pelo Ministério Público do Piauí.
O promotor de Justiça Márcio Carcará ajuizou ação civil pública em face do município de Currais, administrado pelo prefeito Raimundo Sobrinho, para que no prazo de 180 dias implante políticas públicas voltadas ao controle de animais de rua (cães e gatos) e instale um Centro de Controle de Zoonoses.
Conforme o representante da 2ª PJ de Bom Jesus, o problema tem se perpetuado há tempos, visto que após sete anos de investigação foi constatado que o município sequer implementou medidas protetivas exigidas por lei, dentre elas estão: a identificação e registro de animais abandonados, campanhas para adoção responsável; e de controle adequado da população de cães e gatos abandonados nas ruas.
O promotor destacou que, apesar da existência de legislação municipal estabelecendo o serviço de vigilância sanitária desde 2017, os gestores nunca tomaram providências para implementar um serviço ou estratégia para controlar os animais de rua.
“É evidente a negligência do poder público municipal na efetivação de uma política pública eficaz para o controle e bem-estar da população animal (cães e gatos), bem como na criação de um Centro de Controle de Zoonoses ou estruturas similares, conforme demonstram os diversos posicionamentos do ente público demandado”, frisa o promotor.
Dos pedidos
Desta forma, o Ministério Público requer que o município implemente e execute programa contínuo para controle reprodutivo de cães e gatos, aplique vacinação antirrábica e promova medidas protetivas, incluindo identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção e campanhas educativas para conscientização pública sobre a importância dessas atividades.
Além dessa série de medidas, o promotor pede que o município de Currais seja obrigado, no prazo de 180 dias, a destinar um local adequado para o Centro de Controle de Zoonoses, de acordo com as exigências da legislação ambiental, proporcionando acolhimento, manutenção e exposição de animais abandonados para adoção. O espaço deve ser acessível ao público para visitação, com serviços de vacinação e demais cuidados necessários aos animais.
Em caso de descumprimento de cada medida, o promotor estabeleceu uma multa diária de R$ 500,00. O montante deve ser pago pelo prefeito de Currais.
Outro lado
Procurado pelo Viagora, o prefeito de Currais informou que já foi notificado e está desenvolvendo algumas ações que foram recomendadas pelo Ministério Público do Piauí, tendo firmado uma parceria com uma Organização Não Governamental (ONG).
-
TCE multa prefeito de Barras e instaura tomada de contas após constatar sobrepreço
A procuradoria do município informou que "esse processo ainda não chegou no setor". -
Justiça Eleitoral abre prazo para criação de novos locais de votação nas Eleições 2026
Conforme previsto no calendário oficial das Eleições Gerais de 2026, as medidas poderão ser adotadas até 20 de agosto. -
Avião com deputado federal Hildo Rocha faz pouso forçado em Timon
De acordo com o parlamentar, a aeronave seguia de Teresina, no Piauí, para a cidade maranhense Balsas quando precisou realizar a aterrissagem de emergência. -
Partido Liberal decidiu retirar minha pré-candidatura ao Governo do Piauí, diz Toni Ro
O jornalista afirmou que decisão do partido será respeitada, descartou interesse em disputar vagas proporcionais e garantiu que continuará atuando no jornalismo e na fiscalização do poder público. -
Ciro Nogueira comemora aprovação de PEC que garante aposentadoria aos agentes de saúde
A matéria representa uma grande conquista para os agentes comunitários de saúde que já buscavam apoio parlamentar para sua aprovação.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir