Hospitais do Piauí adotam Sistema Único de Regulação
O Regula Piauí está disponível para todos os municípios do estado, exceto Teresina.
A partir desta quinta-feira (1º), as consultas, exames e cirurgias eletivas nos hospitais da rede estadual de saúde do Piauí serão agendadas exclusivamente pelo Sistema Estadual de Regulação, conhecido como Regula Piauí. A medida tem como objetivo assegurar uma distribuição justa e proporcional das vagas, garantindo acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para todos os piauienses.
Desde junho, o Regula Piauí está disponível para todos os municípios do estado, exceto Teresina. As secretarias municipais, fora da capital, já migraram para o novo sistema e estão prontas para realizar agendamentos após o atendimento na atenção básica.
De acordo com o governo do estado, para evitar prejuízos aos pacientes de Teresina, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) dará suporte nos hospitais estaduais que realizam consultas para a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os hospitais incluídos são o Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital da Polícia Militar (HPM), Hospital Infantil Lucídio Portella, Hospital Natan Portella, Hospital do Mocambinho, Hospital Areolino de Abreu e a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.
"Os pacientes que chegarem a esses hospitais com consultas agendadas fora do Regula Piauí poderão fazer a revalidação no próprio hospital, garantindo que ninguém fique sem atendimento. Basta levar o documento que comprova o agendamento. O atendimento não será bloqueado, mas a data marcada pela prefeitura pode não coincidir com a do estado", afirmou o secretário de saúde, Antonio Luiz.
Segundo Antonio Luiz, foram realizadas várias reuniões com a FMS para discutir a integração ao sistema de regulação estadual, mas sem sucesso. "Queríamos uma transição mais confortável. Informamos à população que o único sistema a ser utilizado pelos secretários municipais de saúde é o Regula Piauí. Qualquer marcação feita por Teresina não é vista no sistema pelos hospitais estaduais da capital", explicou.
Pacientes com consultas marcadas pelo município de Teresina deverão procurar o hospital correspondente para validar a marcação conforme as vagas disponíveis, utilizando o critério populacional. "É preciso que a pessoa com consulta marcada pelo município de Teresina vá ao hospital e faça a validação de acordo com as vagas disponíveis para Teresina, utilizando o critério populacional", reforçou o secretário.
Antonio Luiz destacou que o Regula Piauí distribui as vagas de forma equitativa entre os municípios, evitando ingerências. "Tratamos os municípios por critério populacional, oferecendo as vagas a que têm direito, evitando qualquer ingerência", concluiu.
Lei que obriga inserir IMEI do celular na nota fiscal está em vigor no Piauí
De acordo com a SEFAZ, a lei objetiva mais segurança para população, além de inibir práticas de delitos relacionados a aparelhos celularesRefis oferta descontos de até 95% até 18 de dezembro para regularização de débitos
Segundo o Governo do Piauí, o Refis 2024 abrange tributos como o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com débitos.Espaço da Cidadania vai ter unidade no Teresina Shopping
A Gerente de Atendimento ao Cidadão da Sead, Conceição Santana, destacou que o novo Espaço da Cidadania vai funcionar na praça de alimentação do 2º piso do shoppingJuiz condena ex-prefeito de Pedro Laurentino a devolver R$ 1,2 milhão
A decisão foi do juiz da Vara de São João do Piauí, Ermano Chaves.Delegados são homenageados com títulos de cidadania piauiense na Alepi
Os decretos legislativos que concedem as honrarias são de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir