TJ-PI lança central de vagas para o sistema socioeducativo em parceria com CNJ
O objetivo central é manter a ocupação das unidades abaixo de 100%, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal no HC 143.988, que estabelece limites para a superlotação.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em colaboração com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inaugurou na última quinta-feira (15) a Central de Vagas do Sistema Socioeducativo do estado. A iniciativa visa a gestão eficiente das vagas nas unidades socioeducativas de internação, semiliberdade e internação provisória, conforme regulamentação pela Resolução CNJ nº 367/2021. O objetivo central é manter a ocupação das unidades abaixo de 100%, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal no HC 143.988, que estabelece limites para a superlotação.
O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, destacou que a criação da central vem sendo discutida desde 2022, envolvendo diversas instituições do sistema de justiça. Segundo o desembargador, a ferramenta permitirá maior controle e acesso a informações detalhadas sobre os adolescentes, seus atos infracionais e as circunstâncias envolvidas, o que contribuirá para a melhoria das políticas públicas e ações de ressocialização.
Edivaldo Rotondano, conselheiro do CNJ, elogiou o avanço representado pela nova ferramenta, ressaltando que ela ajudará a combater a superlotação no sistema socioeducativo e a garantir os direitos constitucionais dos adolescentes. Ele mencionou que, atualmente, 24 estados do país já implementaram Centrais de Vagas, e destacou a importância do Piauí ao integrar esse esforço cooperativo.
A Secretária Estadual da Assistência Social, Regina Sousa, destacou o caráter inovador da Central de Vagas, sublinhando a importância do trabalho de ressocialização dos adolescentes. Ela expressou satisfação pela participação do estado neste novo capítulo do sistema socioeducativo.
Por fim, o coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, comemorou a instalação da Central de Vagas, frisando a importância de humanizar o sistema e preparar os infratores para o retorno à sociedade.
A solenidade foi concluída com uma palestra do juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Edinaldo César Santos Junior, que abordou as ações do programa Fazendo Justiça, uma parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), voltada para a superação dos desafios nos sistemas prisional e socioeducativo.
-
Autorizada operação de parque eólico com capacidade de gerar mais de 300 MW no Piauí
Com previsão para geração de 3 mil empregos, o parque deve iniciar o funcionamento entre outubro e janeiro. -
Após selo de inspeção estadual da Adapi, cooperativa aumenta produção
A empresa Piauí Mel foi idealizada por jovens que acreditaram na força e no trabalho da cooperativa. -
Ministra das Mulheres e Governo do Piauí instituem Pacto de Prevenção ao Feminicídio
Durante a solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí, a ministra Cida Gonçalves também lançou a campanha de Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero. -
Estudantes do Piauí participam da 54ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro
Ao todo, 39 alunos do ensino médio do Piauí, divididos em 13 equipes, garantiram vaga na competição após se destacarem na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes. -
Obras no Aeroporto de Teresina entram na fase final
Entre as principais intervenções estão a reforma e ampliação do terminal de passageiros, a instalação de conectores entre a área de embarque e as aeronaves.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir