Ministério Público faz audiência com órgãos de combate a incêndios em Teresina
A iniciativa teve como objetivo alinhar a atuação dos órgãos de fiscalização e fortalecer o Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas
A 24ª Promotoria de Justiça e com o apoio do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), promoveu na última terça-feira (24), uma audiência extrajudicial conciliatória para discutir ações de prevenção e combate a incêndios e queimadas em Teresina.
Segundo o Ministério Público, a iniciativa teve como objetivo alinhar a atuação dos órgãos de fiscalização e fortalecer o Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, frente ao aumento de ocorrências durante o período de estiagem.
O encontro, presidido pela promotora de Justiça Carmelina Moura, titular da 24ª Promotoria de Justiça, contou com a presença de representantes de diversas instituições, como o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec-PI), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresina (Semam) e o Batalhão de Policiamento Ambiental do Piauí. "Nosso objetivo é reforçar as medidas preventivas e garantir uma atuação integrada para minimizar os danos causados pelas queimadas", destacou a promotora.
Durante a audiência, foram abordados pontos relevantes para a elaboração de um plano de ação mais robusto e eficiente, como a necessidade de ações educativas voltadas à conscientização da população sobre os riscos das queimadas. Também se discutiu a importância de estruturar as atividades de monitoramento nas áreas de maior risco, a capacitação de pessoal envolvido no combate aos incêndios e a atualização das estratégias do Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, presidido pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec-PI, Werton Costa, ressaltou que as altas temperaturas e a vegetação seca favorecem o surgimento de focos de incêndio em todo o estado. "O cenário climático atual, caracterizado pela falta de chuvas e pelo calor extremo, nos exige um trabalho ainda mais intenso e colaborativo para que possamos evitar catástrofes ambientais e danos à saúde pública", alertou Costa.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Egídio Nóbrega de Carvalho Leite, acrescentou que o trabalho integrado entre as diversas instituições é essencial para que se alcancem resultados mais efetivos. "Estamos comprometidos em aumentar as rondas e o monitoramento de áreas vulneráveis. Ações conjuntas com outros órgãos de fiscalização possibilitam respostas mais rápidas e assertivas", afirmou.
Ficou deliberado que o órgão ministerial, expedirá uma recomendação para que as autoridades estaduais e municipais intensifiquem o apoio ao Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas. A promotora Áurea Madruga, coordenadora do Caoma, reforçou a necessidade de fortalecer as ações do comitê durante o período mais crítico, que vai até o final da estação seca. “Essa é uma iniciativa prioritária, pois os incêndios causam perdas irreparáveis ao meio ambiente e colocam em risco a qualidade de vida da população”, frisou.
Segundo o Ministério Público, a recomendação incluirá medidas como a ampliação das campanhas de educação ambiental, treinamento contínuo de brigadas e agentes de fiscalização, além de parcerias com organizações da sociedade civil para a disseminação de informações. "A conscientização e a mobilização social são fundamentais para a redução de ocorrências, e o papel do comitê é articular essas ações de maneira coordenada", pontuou a promotora Carmelina Moura.
Dia do Piauí terá programação nas cidades de Teresina e Parnaíba
Segundo o governo estadual, as atividades iniciam na Capital, no dia 16 de outubro, com um culto em Ação de Graças, realizado na Igreja Batista Nacional Bereana, no bairro Mocambinho, às 19h.Corpo de Bombeiros do Piauí controla fogo em Nazária
O Coronel Leite destacou a importância dessa estratégia, já que as mesmas equipes foram mobilizadas em várias missões simultaneamente, tanto no norte quanto no sul do estado.Rafael Fonteles discute sobre promoção do turismo durante missão na China
De acordo com o governo, Rafael Fonteles conheceu a diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, que lhe apresentou a trajetória de desenvolvimento turístico de Macau.Governo do Piauí inicia distribuição de leite para famílias em 11 cidades
O programa PAA Leite deve beneficiar 5 mil famílias, com aporte de R$ 3,7 milhões.12ª edição do Festival Nacional de Teatro do Piauí conta com espetáculos nacionais
O festival é uma realização do Grupo Escândalo Legalizado de Teatro, fundado em 1987 por artistas florianenses.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir