Draga Alana propõe criação do Pelotão Escolar da Guarda Municipal de Teresina
O projeto prevê que sua regulamentação será feita pelo Poder Executivo no prazo de 60 dias após a publicação da lei.
O vereador de Teresina, Eduardo Draga Alana (PSD) propõs um Projeto de Lei para a criação do Pelotão Escolar da Guarda Municipal (GCM).
De acordo com o vereador, a proposta visa garantir mais segurança para alunos e funcionários das escolas municipais, além de promover a prevenção da violência e a integração entre os agentes de segurança e a escola.
Além disso, os agentes designados para o Pelotão Escolar receberão treinamento especializado, com o foco em abordagem educacional, psicológica e preventiva, para garantir um atendimento adequado às demandas da comunidade escolar.

Conforme a Câmara Municipal, o projeto de Lei prevê que sua regulamentação será feita pelo Poder Executivo no prazo de 60 dias após a publicação da lei.
A estrutura da Guarda Municipal será utilizada para viabilizar a atuação do Pelotão Escolar, podendo ser ampliada conforme a necessidade da rede municipal de ensino.
Segundo o parlamentar, o Pelotão Escolar estabelece que a Guarda Municipal realize visitas às escolas da rede municipal, realizando palestras educativas sobre segurança, cidadania e prevenção ao uso de drogas. A participação dos agentes em reuniões de pais e mestres, permitindo uma aproximação maior de escola e as forças de segurança.
“Esse projeto de nossa autoria visa uma porcentagem dessa força de segurança em trazer para quem não está nas escolas, até porque na fundação da Guarda Municipal de Teresina fala sobre a implementação da Guarda Municipal nas escolas, entretanto isso não observamos na prática. E com esse projeto de lei a gente quer estar trazendo para a realidade da vida das pessoas. Queremos trazer a Guarda Municipal para dar palestras educativas dentro da sala de aula, quando tiver as reuniões de pais e mestres a nossa Guarda Municipal também vai estar presente. Vejo que nossos alunos vão estar crescendo com essa visão de educação, juntamente com a segurança”, finalizou o vereador.
Ministério Público pede suspensão de eventos em cinco municípios do Piauí
A medida tem como objetivo conter gastos em razão da situação de emergência decretada pelo governador Rafael Fonteles devido à seca.Secretária de Educação de União não atende requisições e entra na mira do MP
O promotor de justiça Rafael Maia Nogueira instaurou procedimento preparatório em face da secretária Francisca Castro.Tribunal de Contas suspende licitação da Prefeitura de Murici dos Portelas
A decisão foi emitida no dia 11 desse mês. A decisão foi acolhida pela conselheira Flora Izabel.TCE manda prefeito de Inhuma suspender pagamentos a empresa após dano de R$ 4 milhões
A assessoria jurídica do prefeito informou que a administração fez o distrato do objeto e acatou as recomendações oriundas quanto a referida decisão do Tribunal de Contas.Advogado denuncia prefeita Nelda de Domingos Mourão ao TCE por nepotismo
A petição foi protocolada no dia 27 de fevereiro e está a cargo do conselheiro Kleber Eulálio.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir