Prazo para regularização do título de eleitor termina dia 19 de maio
Conforme o TRE-PI, quem não votou, não justificou a ausência e não pagou a multa referente às eleições de 2024 e aos dois turnos de 2022 pode ter o título cancelado.O prazo para regularização do título de eleitor para quem deixou de votar e justificar nas últimas três eleições termina na próxima segunda-feira, dia 19 de maio. O alerta é do chefe da sessão de orientação às zonas eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Hugo Leonardo, que reforça a importância de os eleitores verificarem sua situação eleitoral e quitarem possíveis pendências para evitar o cancelamento do título.
Segundo Hugo Leonardo, quem não votou, não justificou a ausência e não pagou a multa referente às eleições de 2024 e aos dois turnos de 2022 pode ter o título cancelado. Essa situação impede o eleitor de participar das eleições de 2026, quando estarão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais.
Além do impedimento eleitoral, o cancelamento do título traz sérias restrições à vida civil, como a impossibilidade de tirar ou renovar passaporte, obter empréstimos em bancos públicos, assumir cargos públicos por meio de concursos.
Como verificar e regularizar a situação
A verificação da situação eleitoral pode ser feita de forma rápida pelo site do TRE-PI, digitando o nome completo, número do título ou CPF. Caso haja alguma irregularidade, é possível emitir a guia da multa no próprio site e fazer o pagamento até o dia 19 de maio.
“Até o dia 19, basta espedir a multa no site e pagá-la. Depois do prazo, além de espedir a multa, pagá-la, você precisa também fazer um requerimento. E se você não tiver biometria, isso só vai poder ser feito ao vivo em um cartório eleitoral”, explica Hugo Leonardo.
Para mais informações e acesso ao sistema de verificação, basta acessar: https://www.tre-pi.jus.br
Por: Islanne Rocha