Promotoria denuncia 20 pessoas investigadas na Operação Fantasma
A operação foi deflagrada em agosto deste ano, pelo Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária (Gringot).
O Ministério Público do Estado (MP-PI) informou nesta segunda-feira (23), que a 55ª Promotoria de Justiça de Teresina apresentou denúncia contra vinte pessoas envolvidas no esquema combatido pela Operação Fantasma, deflagrada em agosto deste ano, pelo Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária (Gringot).
Segundo as investigações, a organização criminosa atuava há anos e tinha uma hierarquia bem definida, com um núcleo de líderes, outro de recrutadores, e outro, ainda, de laranjas. Nesse caso, pessoas que “emprestaram” seus números de CPF, mediante pagamento de quantias que variavam de R$ 300 a R$ 3.000,00, para a constituição das empresas-fantasma.
- Foto: Ascom
Sede do Gringot em Teresina
Os irmãos Mirtdams Alencar de Melo Júnior e Willims Leite de Melo, eram os líderes e usavam seus empregados, além da própria mãe, para abrir diversas empresas, em seus nomes. Representantes do MP-PI tiveram acesso a mensagens trocadas por meio do aplicativo Whatsapp entre os líderes da organização e os proprietários das empresas-fantasma.
Em algumas conversas, eram transmitidas instruções sobre a emissão fraudulenta de notas fiscais. Os áudios, obtidos por meio de acordos de colaboração premiada e de ordem judicial, demonstram que Mirtdams Júnior empreendeu esforços para obstruir as investigações, oferecendo dinheiro a comparsa que ameaçava delatar o esquema e instando os “laranjas” a mentirem perante a Justiça.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Rompimento de adutora deixa mais de 20 bairros sem água em Teresina
Com a conclusão, o abastecimento deve ser retomado gradativamente, iniciando pelas regiões mais baixas.Inscrições para projeto da Orquestra Sinfônica de Teresina estão abertas até agosto
O projeto possui como público-alvo estudantes do 5º ao 9º ano e do 1º ao 2º ano do Ensino Médio.Eturb registra furto de 10 mil metros de cabos de iluminação pública em Teresina
O relatório informou que, no período foram furtados 10.009 metros de cabos, situação que compromete o funcionamento da iluminação em diversos pontos da cidade.Escola Judiciária realiza abertura de capacitação em mediação judicial em Teresina
Conforme a EJUD, o curso acontece na sede durante os turnos manhã e tarde, seguindo até a sexta-feira (24).Servidores públicos de Teresina promoverão protesto para cobrar adicional de férias
Conforme o sindicato, o ato será realizado às 8h desta quarta-feira (22) em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semec).










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir