Viagora

Firmino Filho não está cumprindo acordo para convocar concursados

O acordo foi feito no dia 20 de julho deste ano, em audiência no Plenário do Tribunal. Em seis meses o prefeito deveria convocar os selecionados.

O prefeito Firmino Filho ainda não cumpriu o acordo feito com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para convocar os guardas municipais de Teresina aprovados em concurso público. O acordo foi feito no dia 20 de julho deste ano, em audiência no Plenário do Tribunal. Em seis meses o prefeito deveria convocar os selecionados, seguindo um cronograma apresentado pela procuradora do município, Georgia Moura. No momento ainda existem 71 pessoas na espera para assumir uma vaga. 

Porém, segundo o representante dos aprovados no concurso, Waltenir Alexandre Santos, a prefeitura não está cumprindo o cronograma acordado com o TCE.Até o momento, depois da decisão, apenas 10 aprovados foram convocados. “Nós fomos ao TCE para saber como proceder. O TCE encaminhou uma notificação ao prefeito, que já chegou aos correios, mas até o momento não foi anexada ao processo”.

  • Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de TeresinaGuarda Municipal de Teresina.Guarda Municipal de Teresina.

O cronograma estabelecido em acordo no TCE, é que a cada mês, pelos seis meses depois da decisão, o prefeito Firmino deveria convocar 10 guardas municipais. Mas, já estamos em novembro e apenas 10 foram convocados. A preocupação de Waltenir Alexandre é como a prefeitura vai convocar os 71 aprovados restantes, se em 6 meses não foram convocados mais que 10 aprovados.

Na época da audiência no TCE, os aprovados também alegaram que a prefeitura comprava a folga de policiais militares para realizar a função que seria dos guardas municipais. Hoje, continuam afirmando a mesma coisa. Porém, o Tribunal de Contas não julgou esta questão, disse apenas que iria fiscalizar a situação.

Outro lado 

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) informou que os aprovados no concurso para a Guarda Civil Municipal de Teresina serão convocados, conforme decisão do TCE-PI. O chamamento deve ocorrer até o mês de dezembro deste ano.

Facebook
Veja também