Viagora

Francisco Meton alcança último nível como professor titular na UFPI

Em uma das etapas, o desembargador alcançou 850,5 pontos, muito superior à pontuação mínima exigida, que é de 180 pontos.

  • Foto: DivulgaçãoDesembargador Francisco Meton.Desembargador Francisco Meton.

O desembargador Francisco Meton Marques de Lima concluiu mais uma etapa de sua carreira acadêmica, obtendo promoção para o último nível de Professor Titular de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O processo foi finalizado nesta quinta-feira (21-12), após ele ter feito a apresentação de memorial à Comissão Especial de Avaliação, em sessão pública na UFPI, nos termos definidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

O memorial foi a última etapa do processo de avaliação. A primeira etapa consistiu da análise do conjunto de atividades de ensino produção acadêmica dos últimos dois anos, incluindo palestras, publicações, atividades congressuais, avaliação de monografias. Nesse pré-requisito, o professor Francisco Meton alcançou 850,5 pontos – muito superior, portanto, à pontuação mínima exigida, que é de 180 pontos.

Da roça para a magistratura e o magistério

Na apresentação, em retrospectiva marcada pela emoção, Francisco Meton discorreu sobre sua trajetória pessoal, elencando uma série de eventos, que classifica como “milagres”, desde os tempos em que trabalhava na roça, no interior do Ceará, quando se viu obrigado a suspender os estudos de primeiro grau, aos nove anos, em função de dificuldades enfrentadas pelo pai, à época. Ele só viria a retomar os estudos anos depois, aos 17 anos, quando mudou-se, sucessivamente, para Coreaú, Sobral e Fortaleza. Nesse percurso, ele avançou no ensino fundamental, passou para o ensino médio e foi aprovado para a Universidade Federal de Fortaleza, onde se graduou e, posteriormente, concluiu mestrado em Direito.  

Juiz mais jovem 

No mesmo ano de sua formatura, em 1981, Francisco Meton foi aprovado em primeiro lugar em concurso para juiz substituto do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará e, ao ser nomeado, em 1982, tornou-se o juiz mais jovem do país aos 26 anos.

Professor e escritor 

Em paralelo à magistratura, Francisco Meton investiu na carreira acadêmica, concluindo doutorado pela Universidade Federal de Minas Grais, e tornando-se professor da Universidade Federal do Piauí e de outras instituições de ensino superior. O desembargador já publicou livros, a exemplo do seu mais famoso que saiu em 1992, o livro “Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista”.

Facebook
Veja também