Viagora

Wellington Dias pretende investir R$ 60 milhões em piscicultura

De acordo com o governador o projeto será bom para os pequenos produtores e para as grandes empresas que investirem.

Na última segunda-feira (29), o governador Wellington Dias esteve reunido com uma empresa especializada em tecnologia para aquicultura, que foi contratada pelo estado para desenvolver um projeto de produção de pescado no Piauí.

O intuito dessa iniciativa é buscar construir um complexo industrial que agregue uma fábrica de ração, um centro de produção de alevinos, fazenda de engorda de peixes e um frigorífico. O investimento estimado em R$ 60 milhões inclui os custos com tecnologia, engenharia, capacitação e acompanhamento. Para viabilizar o negócio, o governo vai procurar parceiros da iniciativa pública e privada.

  • Foto: AscomGovernador Wellington Dias quer investir em pisciculturaGovernador Wellington Dias quer investir em piscicultura

De acordo com o governador, o projeto será bom para os pequenos produtores e para as grandes empresas que investirem. "Empresas como Banco do Nordeste, Governo do Estado, empresários do setor privado, colocam recursos ali com a perspectiva de uma alta rentabilidade. O pequeno produtor apoiado pelo Estado, ganha quando entrega peixe e ganha na agregação de valor, como sócio de uma central de cooperativas e uma sociedade anônima", disse.

O secretário do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, relatou que já existem empresas querendo fazer parte da iniciativa. "Já há várias sinalizações tanto de investidores do Piauí como até interesse de empresas âncoras de outros estados que têm o propósito em se instalar no Piauí. Isso tem nos animado porque percebemos um interesse desde pequenos até médios e grandes produtores de peixe, além de pessoas de outras áreas que também querem investir".

Segundo as projeções da consultoria, o complexo terá capacidade de produzir 30 mil toneladas de pescado por ano. O local de instalação ainda não foi definido, mas algumas áreas de Nazária e Palmeiras já são estudadas. A conclusão do projeto é prevista para 18 meses.

Facebook
Veja também