Viagora

Candidatos Luciano Nunes e Elmano Férrer firmam acordo com o MP-PI

A candidata Regina Sousa também firmou compromisso com o Ministério Público. O acordo é referente à área da saúde pública.

Os candidatos ao Governo do Piauí Luciano Nunes (PSDB), Elmano Férrer (Podemos) e a candidata a vice-governadora Regina Sousa (PT) firmaram acordo com o Ministério Público do Piauí. O objetivo é garantir a implementação de ações visando melhorias na assistência à saúde dos piauienses. O encontro aconteceu hoje (1º) e na última sexta (28), na sede do MP-PI, na zona Leste de Teresina.

  • Foto: MP-PIPromotora de Justiça Karla Daniela faz intermediação do encontro.Promotora de Justiça Karla Daniela faz intermediação do encontro.

Os compromissos assumidos e reafirmados foram extraídos das propostas contidas nos respectivos planos de governo de cada candidato. A promotora de Justiça Karla Daniela Furtado Maia Carvalho destacou que as propostas da área da saúde pública apresentam temas comuns, tais como, financiamento, atenção básica, ações para enfrentamento ao álcool e outras drogas; fortalecimento dos hospitais regionais e ampliação da assistência especializada (protocolos clínicos e regulação).

  • Foto: MP-PIAudiência realizada nesta segunda-feira (01º).Audiência realizada nesta segunda-feira (01º).

A representante do MP-PI formulou algumas propostas como a inserção nos programas de governo do compromisso de respeitar o repasse das receitas estaduais à saúde, na forma dos 12% como duodécimo; garantia da regularidade do repasse mensal do cofinanciamento da Atenção Básica; implantação da Telemedicina; ampliação da rede de atenção especializada; estruturação das regionais com pessoal técnico; dentre outras.

  • Foto: MP-PIElmano Férrer expões propostas para a área da saúde.Elmano Férrer expões propostas para a área da saúde.

O candidato Luciano Nunes registrou que como gestor da saúde de Teresina teve a oportunidade de vislumbrar a importância da atenção básica. Ele disse que a questão financeira é fundamental, porém muitos dos problemas da saúde podem ser resolvidos com boa gestão.

Todos os candidatos ao Governo haviam sido convidados para assinatura do termo de compromisso com o MP-PI.

Facebook
Veja também