Viagora

Robert Rios diz que Jair Bolsonaro desmascarou médicos cubanos

“Bastou Bolsonaro dizer que vai exigir comprovação do curso de medicina, para a Cuba retirar seus curandeiros. Foram desmascarados”, escreveu o deputado.

O deputado estadual Robert Rios (DEM) comentou sobre a reação do Ministério da Saúde Pública de Cuba de sair do programa Mais Médicos após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Em uma publicação na sua rede social nesta sexta-feira (16), o parlamentar disse que os médicos cubanos “foram desmascarados”.

  • Foto: AlepiDeputado Robert Rios (DEM).Deputado Robert Rios (DEM).

“Bastou Bolsonaro dizer que vai exigir comprovação do curso de medicina, para a Cuba retirar seus curandeiros. Foram desmascarados”, escreveu Robert Rios.

O deputado continuou as suas críticas e citou dois ex-presidentes do Brasil. “Esses curandeiros renderam bilhões de reais a ditadura de cuba. Dinheiro nosso e ainda tiraram oportunidades de jovens brasileiros. Dilma e lula se trataram de câncer no Sírio Libanês, longe desses cubanos”, comentou.

Ao comentar a decisão de Cuba, o Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou que o programa não “tomou” as vagas dos brasileiros.

“Desde o início, esses profissionais só atendiam cidades onde não havia interesse de brasileiros. Pelas regras do programa, médicos brasileiros têm prioridade na seleção, seguidos de brasileiros formados no exterior, outros estrangeiros e, por último, os cubanos”, diz o texto publicado pelo partido.

Jair Bolsonaro afirmou que os médicos somente poderiam atuar com diploma revalidado e sob contrato individual. Também questionou a competência desses profissionais, exigindo que eles façam “testes de capacidade”. Em nota, Cuba chamou as referências de Bolsonaro de “depreciativas e ameaçadoras”.

Facebook
Veja também