Viagora

Detran fez lançamento da CNH Digital nesta quinta-feira (01)

O documento só pode ser emitido para quem tirou ou renovou a CNH após o dia 22 de maio.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) lançou, hoje (1º), a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e). A solenidade ocorreu às 12h no Palácio de Karnak. O documento é disponibilizado para condutores que tiraram ou renovaram a habilitação após o dia 22 de maio.

A habilitação digital terá o mesmo valor que o documento físico, sendo identificado por meio da leitura do QRCode, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos, contando com o conjunto padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade da nova versão.

“O condutor agora tem a opção de contar com o documento físico e digital, por meio do celular, possuindo este documento de porte obrigatório válido em todo o território nacional. A medida ajuda em casos de perda ou extravio do documento impresso também”, destaca Arão Lobão, diretor-geral do Detran. Atualmente, 10 a 12 mil habilitações são emitidas por mês em todo o Piauí.

Emissão da CNH-e

Interessados na emissão da CNH digital devem realizar o cadastro no site do Denatran. Depois, um link de ativação será enviado para o e-mail do usuário, que deve ser acessado e confirmado no aparelho em que a CNH-e será salva.

Em seguida, é necessário baixar o aplicativo “CNH Digital”, disponível na Appstore e na Play Store, digitar a senha cadastrada no portal, o CPF, o código ativação e informar o PIN (pode ser escolhido qualquer número).

Após o registro, a CNH-e é exportada para o aparelho. Para garantir a segurança das informações, o código PIN (senha) será exigido todas as vezes em que o acesso ao documento for requisitado. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.

Mais conteúdo sobre:

Detran-PI

Facebook
Veja também