Viagora

Eletrobras Piauí explica cuidados durante tempestade de raios

A Eletrobrás divulgou alguns cuidados que devem ser tomados para não ser atingido pelas descargas elétricas

Durante o período chuvosos as precauções com a eletricidade devem ser redobradas, pois é nesse período que ocorrem cerca de 70% do total das incidências do ano envolvendo descargas de energia atmosféricas, que são responsáveis pelo grande número de desligamento das redes de energia.

  • Foto: Ilustrativaraio

De acordo com dados do Centro de Operação Integrado da Eletrobras Distribuição Piauí, foram registrados 187 descargas elétricas no sistema elétrico somente em 2017 no estado. O Engenheiro eletricista Abrãao Galeno destacou alguns cuidados básicos que devemos tomar durante uma tempestade.

Segundo o engenheiro devemos tomar cuidado com o uso de telefone, principalmente o fixo; evitar tomar banho enquanto durar a tempestade e também evitar ter contato com objetos de estrutura metálica ou o uso de celular ligado na tomada. Não ficar próximo as redes de energia elétrica; permanecer no veículo se estiver dirigindo; nunca se abrigar debaixo de uma árvore e evitar locais abertos como praias, piscinas e campos.

Abrãao Galeno afirma que os distúrbios nos sistemas elétricos e descargas atmosféricas carregam grande quantidade de energia acumulada provocando prejuízos materiais e risco de vida para pessoas e animais.

Mais conteúdo sobre:

Cepisa

Facebook
Veja também