Viagora

Pagamento do IPVA em janeiro terá desconto de 15% na cota única

De acordo com o novo calendário, o pagamento do IPVA em três cotas só pode ser feito a partir de março. A primeira cota vence no dia 31 de março.

O pagamento do Imposto Sobre Veículos Automotivos (IPVA) tem vencimento no mês de março, mas, se preferir, o contribuinte poderá antecipar o pagamento da cota única para os meses de janeiro e fevereiro, de acordo com as novas regras.

Realizando o pagamento logo no primeiro mês do ano, o contribuinte terá um desconto de 15%, e em fevereiro o desconto será de 10%.  Quem quiser deixar para realizar o pagamento da cota única só no mês de março, receberá um desconto de 5%.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíPagamento do IPVA em janeiro terá desconto de 15% na cota únicaPagamento do IPVA em janeiro terá desconto de 15% na cota única.

De acordo com o novo calendário, o pagamento do IPVA em três cotas só pode ser feito a partir de março. A primeira cota vence no dia 31 de março. As próximas irão vencer no dia 30 de abril e 29 de maio. Caso o contribuinte opte por pagar em três cotas não terá direito ao desconto.

“Estamos nos adequando a uma tendência que já é realidade há anos em outros estados. Aqui ainda vamos ter um diferencial que é estender o desconto nos três primeiros meses do ano. Quem optar pela cota única tanto em janeiro, fevereiro ou março, pagará com o desconto, que é gradual de acordo com o mês”, explica o superintendente da Receita Estadual, Emilio Junior.

Parte dos recursos arrecadados com o IPVA, 40%, são investidos no Estado, outros 40% são destinados aos municípios e 20% vão para o Fundeb. Estados como Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins já unificaram o pagamento no início do ano.

Facebook
Veja também