Viagora

Instituições realizarão ações na Serra do Inácio no mês de maio

A comunidade está situada entre os estados do Piauí e Pernambuco onde moradores vivem em situação de carência.

Vários órgãos e instituições levarão ações de cidadania à comunidade Serra do Inácio, no município de Curral Novo, que vive em situação de carência. Os trabalhos devem acontecer no dia 27 de maio na Unidade Escolar Miguel Arcanjo, localizada na Vila do Mel, uma das 10 comunidades instaladas na Serra.

  • Foto: Defensoria Pública do PiauíDefensoria participa de reunião com vice-governadora nessa terça-feira (30).Defensoria participa de reunião com vice-governadora nessa terça-feira (30).

A Serra do Inácio está situada nos municípios de Curral Novo e Betânia, no Piauí; e Araripina, Ouricuri e Santa Filomena, em Pernambuco. No mês passado, a vice-governadora do estado, Regina Sousa, esteve no local avaliando a situação dos moradores.

  • Foto: CCOMVice-governadora leva equipe para visita na Serra do Inácio.Vice-governadora leva equipe para visita na Serra do Inácio.

A gestora pontua que as prefeituras precisam estar envolvidas com as ações e que é necessário definir toda a logística para o atendimento. “Vamos também chamar as empresas que instalaram torres de telefonia naquela área para que assumam a contrapartida dessas ações com algum benefício para as comunidades. É necessário responsabilizá-las de alguma forma”, acrescentou.

A defensora pública Karla Andrade afirma que as instituições precisam propor ações resolutivas para as demandas. “Já fizemos contato com a Prefeitura de Curral Novo e o Cartório de Simões, no sentido de que verifiquem os procedimentos para emissão dos CPF, Registro Civil e Certidão de Nascimento, para que no dia 27, quando formos realizar a ação junto às comunidades, possamos ter condições de efetivamente oferecer o acesso à Justiça. Também já fizemos contato com a Defensoria Pública da União, que se engajará e irá conosco até a Serra, porque algumas ações são de competência exclusiva da Justiça Federal, como as questões relacionadas à previdência social, por exemplo.  Também fizemos um contato inicial com a gerência do INSS aqui no Piauí, pois consideramos interessante a ida de um técnico que nos ajude nas questões relacionadas a ações voltadas para saúde”, relatou.

No dia 16 de maio, haverá uma reunião no auditório da Secretaria de Planejamento para definir detalhes da realização da ação na Serra do Inácio.

Facebook
Veja também