Viagora

Hospital Infantil retoma atendimento ambulatorial a partir do dia 19

Para dar continuidade à reforma e retomar o atendimento, leitos de baixa complexidade para a Covid foram retirados da unidade de saúde.

O Governo do Piauí informou que o Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) deve retomar os atendimentos ambulatoriais a partir do dia 19 de outubro, e que o retorno dos atendimentos, o hospital teve que retirar os leitos de enfermaria da ala Covid para atendimento de baixa complexidade e ceder o espaço para receber as crianças que chegam com outras doenças.

De acordo com o Estado, o Hospital infantil irá manter seis leitos de UTI de alta complexidade para paciente infectados pela Covid-19, conforme os protocolos de segurança orientados pelo CRM-PI, Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa) e Planos de Retomada da Saúde do Programa PRO-Piauí.  A decisão do Gabinete Gestor do HILP foi comunicada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e à Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O diretor do Hospital infantil, Vinicius Pontes, mesmo com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, é necessário que os atendimentos de outras áreas da saúde sejam retomados, e afirma que a retomada dos atendimentos também é uma recomendação do Ministério Público e do CRM-PI.

“Devemos manter a prioridade quanto ao atendimento Covid, mas temos o dever de voltar a dar resolutividade à população que ficou desassistida nesses seis meses, tanto em atendimentos clínicos e cirúrgicos, quando uma ala cirúrgica ficou parada por meses”, afirma o diretor.

Segundo Vinicius Pontes, durante os meses de julho, agosto e setembro a taxa de ocupação dos leitos Covid do Hospital Infantil não passou de 50% e vem reduzindo ainda mais.  “Com essa consistente redução de taxas de ocupação da Ala Covid, se faz necessário dar continuidade à reforma do hospital e voltar aos atendimentos eletivos que ficaram parados durante meses”, diz Vinicius.

De acordo com o diretor, com as áreas Covid, houve a redução de enfermarias clínicas e diminuição de oferta de leitos à Regulação Estadual. “Mesmo assim, a ala de leitos clínicos também tem recebido pacientes das diversas especialidades cirúrgicas que são regulados pelo sistema regulador estadual. A reforma do Hospital Infantil segue com o funcionamento de todos os setores da unidade de saúde. Está em fase de conclusão no andar superior do HILP, cinco enfermarias de retaguarda para Rede de Urgência e Emergência, mais unidades de gestão de enfermagem, psicologia, fisioterapia, agência transfusional e repousos para profissionais. Este andar está em fase de acabamento, mas parcialmente funcionando”, afirma.

Ainda segundo Vinicius Pontes, de De seis enfermarias clínicas uma está em fase de conclusão, as outras cinco estão com reformas concluídas e funcionando, de acordo com as regras da RDC 50, climatizadas e todas com banheiros. “Os banheiros eram uma das grandes deficiências do HILP, porque havia apenas três banheiros para sete enfermarias clínicas. Agora vai ser diferente”, diz Vinicius.

Facebook
Veja também