Viagora

Governo do Piauí decreta situação de emergência em 7 municípios

O decreto foi emitido em razão das enxurradas que atingiram essas cidades durante o período de chuvas intensas.

O Governo do Piauí decretou, nessa sexta-feira (9), situação de emergência nos municípios de Joca Marques, Luzilândia, Pedro II, Porto, Caxingó, Miguel Alves e Nazária, por conta de enxurradas que atingiram essas cidades.

O decreto consta que nos meses de fevereiro a março, foram registradas chuvas acima da médica histórias e de forma intensa em pontos específicos causando a elevação do nível dos rios, lagoas e córregos, especialmente na região Norte do estado. Nos sete municípios citados foram registrados destruição de pequenas barragens, corte de estradas, alagamentos e isolamento de regiões, além da destruição de plantações ribeirinhas.

A Força Tarefa atuou retirando famílias das áreas afetadas e monitorando as regiões de risco. No entanto, os rios e riachos estão em constante elevação de volume segundo o que consta no decreto colocando em alerta a Defesa Civil.

O decreto autoriza autoridades administrativas e os agentes da Defesa Civil, em caso de risco iminente, a adentrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; usar de propriedade particular, assegurado ao proprietário indenização, se houver dano.

Facebook
Veja também