Estudante piauiense é selecionado para Programa Parlamento Jovem
Haziel criou um projeto de lei que trata da necessidade do incentivo à ciência em escolas públicas de Ensino Médio.
Dois estudantes do Piauí foram escolhidos para participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2020, entre eles o Haziel de Oliveira Soares, que tem 17 anos e está no 3° ano do Ensino Médio no CETI João Henrique de Almeida.
O objetivo do programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados do Brasil é aumentar o engajamento dos estudantes nos processos democráticos através da participação de uma simulação das atividades da Câmara dos Deputados.
Haziel vai representar o Piauí com seu projeto de lei que trata da necessidade do incentivo à ciência em escolas públicas de Ensino Médio. O adolescente participará da jornada de simulação parlamentar em Brasília (DF), que deve ocorrer de 11 a 14 de maio de 2021.
- Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Haziel foi escolhido para representar o PI no Parlamento Jovem Brasileiro 2020
Para participar do PJB, é preciso que os estudantes do ensino médio elaboram um projeto de lei com alternativas possíveis para resolver problemas em suas comunidades. A seleção é feita pelas Secretarias de Educação de cada estado e pela Câmara dos Deputados. Ao todo foram selecionados 78 adolescentes cursando o ensino médio.
O estudante diz que, para o processo seletivo, o aluno deve escolher uma entre três preposições legislativas: Projeto de Lei, Proposta de Emenda à Constituição e Projeto de Lei Complementar. O texto, segundo ele, deve ser original e também relevante dentro da técnica legislativa.
Haziel conta que a ideia surgiu a partir da vivência em escola pública. “Eu sempre estudei em escola pública e, a partir dessa experiência, eu percebi que o incentivo à ciência é geralmente baseado apenas no conhecimento teórico adquirido durante as aulas. Diante disso, eu pensei nesse projeto como uma solução para esse problema. Então o objetivo é introduzir conhecimentos práticos científicos na grade curricular de escolas públicas de Ensino Médio, através da realização de feiras científicas anuais e ofertas de bolsas de estudos para cursos de curta duração”, afirma o aluno.
O trabalho foi orientado pela professora de Língua Portuguesa, Ana Maria. Para desenvolver o projeto foram realizados encontros semanais durante dois meses.
A diretora do CETI João Henrique, Djanira Alencar, destaca que a experiência da escrita do projeto é importante, pois incentiva o protagonismo dos estudantes. “A elaboração do texto faz com que eles se atentem à realidade em que vivem. A preocupação com a aplicabilidade da lei também é indispensável, fomentando neles os valores democráticos e a necessidade do debate perante a sociedade”, afirma.
Com a experiência do PJB, Haziel espera contribuir para a participação dos jovens na política. “Quero entender como funciona o parlamento. Creio que essa seja a melhor forma de melhorar o poder legislativo, contribuir para o debate político e, por consequência, mudar nossa sociedade”, finalizou.
TJ do Piauí integrará publicação nacional em e-book sobre a II Semana da Pauta Verde
Conforme o TJ, o material reúne um resumo das ações promovidas pelo tribunal, acompanhado de registros fotográficos.Ciro Nogueira garantiu água para mais de 342 mil piauienses em diversas cidades
Ciro Nogueira atuou para garantir recursos investidos pelas prefeituras e pelo governo estadual em obras construção e recuperação de barragens.Apipa pede ajuda para custear cirurgia de cachorro atropelado no bairro Saci
Em um vídeo publicado nas redes sociais, a protetora informou que o cachorro Dólar chegou à Apipa com fraturas graves nas pernas.51º Festival de Violeiros do Norte e Nordeste acontecerá em agosto em Teresina
O evento gratuito será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, no Teatro de Arena, e reunirá artistas da cantoria de improviso e da poesia popularAlimentos produzidos pela agricultura familiar chegam à Semcaspi em Teresina
A Prefeitura informou que em Teresina, os alimentos produzidos por agricultores familiares estão sendo distribuídos para 12 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).











E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir