Projeto cria Semana Estadual de Doação do Leite Humano no Piauí
Segundo o autor do projeto, Francisco Costa, alguns dos objetivos são estimular a doação e promover os bancos e postos de coleta de leite humano.
O deputado Francisco Costa (PT) criou um Projeto de Lei Ordinária que institui no Piauí a Semana Estadual de Leite Humano, projeto este que está tramitando na Assembleia Legislativa (Alepi) e já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça.
A deputada Teresa Britto (PV) foi a relatora, e o projeto segue agora para a Comissão de Educação, Cultura e Saúde. A proposta é que o evento ocorra sempre na semana do dia 19 de maio.
- Foto: Divulgação/Alepi
Deputado Francisco Costa (PT)
Francisco Costa afirma que os objetivos são estimular a doação e promover os bancos e postos de coleta de leite humano, além de promover a conscientização para que mais mulheres passem a doar leite, diminuindo assim os indicadores da necessidade de cuidados e redução da mortalidade de neonatais.
“O nosso projeto visa sensibilizar a população para a importância da doação do leite humano, mediante palestras, debates e seminários, visto ser crescente a demanda por leite materno para garantir a sobrevivência de bebês internados em UTI’s neonatais, cujas mães não são capazes de suprir, com seu próprio leite, as necessidades dos seus filhos”, explica.
Conforme o parlamentar, neste período de pandemia aconteceu uma substancial redução nos estoques de leite materno, e ressalta que a interrupção do aleitamento provoca, entre outros problemas de saúde, a desnutrição. Ele acrescenta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses de vida, podendo continuar mamando até os dois anos ou mais.
Segundo o deputado, o Piauí possui, hoje, a menor rede de coleta com apenas um banco e quatro postos de recebimento, armazenamento e distribuição do leite materno.
“No Brasil, nas últimas três décadas tem aumentado o número de mães amamentando. Porém, mesmo assim, não faltam indícios de que ações de proteção, promoção e apoio devem ser intensificadas, uma vez que estamos longe de atingir as metas propostas pela OMS”, destacou.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Teresa Britto
-
Orquestra de Violões de Teresina é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2), garante reconhecimento a esse projeto que há quase 20 anos promove formação de jovens e difusão da cultura musical. -
São João dos Bairros 2026 promoverá tradição e inclusão em Teresina
De acordo com a prefeitura, o projeto, que há seis anos leva a festa junina para diferentes comunidades da capital, retorna com uma programação especial . -
IPTU e REFIS: prazo para regularização fiscal termina em 30 de junho em Teresina
Os pagamentos à vista, tem 100% de desconto em juros e multas para débitos tributários -
Acusado de ordenar morte da ex-companheira é condenado a 21 anos de prisão em Teresina
Segundo o Ministério Público, Laércio Rodrigues Ferreira ordenou a morte da mulher enquanto estava preso no Rio de Janeiro. -
Prefeitura de Esperantina decreta ponto facultativo após o feriado de Corpus Christi
A medida complementa o feriado nacional de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 4 de junho.

E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir