Viagora

Piauí registrou mais de 11 mil medidas protetivas até dezembro de 2021

De acordo com o TJ-PI, Teresina é a cidade do estado com o maior número de pedidos de medidas protetivas.

No ano de 2021, o Piauí registrou 11.343 medidas protetivas válidas até o mês de dezembro, das quais 5.158 foram protocoladas. Em 2020, o número foi de 4.242 pedidos protocolados.

Conforme a coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça do Piauí, a juíza Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio, Teresina é a cidade do estado com o maior número de pedidos de medidas protetivas.

Foto: Divulgação/ViagoraProjetos combatem a violência contra a mulher
Teresina é a cidade do estado com o maior número de pedidos de medidas protetivas.

“O Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Teresina registrou, somente ano passado, 1.858 pedidos de medidas protetivas, em segundo; a Vara Agrária de Bom Jesus, com 498; e em terceiro, a 4° Vara de Picos, com 395”, afirma.

De acordo com o TJ-PI, as medidas protetivas de urgência visam proteger a saúde física e mental da mulher contra a violência doméstica baseada no gênero e são requeridas pela própria vítima, através um procedimento criminal ou processo separado, em 48 horas.

Segundo Rodrigo Tolentino, Juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI, o aumento das medidas protetivas se deve ao aumento real dos casos de violência, da conscientização das mulheres em denunciarem e às melhoras nas políticas de proteção contra a violência doméstica.

Por RAVEL SANTOS

Facebook
Veja também