Ônibus Lilás faz ação de assistência à mulheres em São João da Serra
De acordo com a CEPM, a ação também beneficia a comunidade Boa Vista, Gangora, Boca da Catingam Assentamento Boa Vista e Camponesa.
Na última quinta-feira (17), a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM), divulgou que foram levados serviços de assistência psicossocial, jurídica, embelezamento e atendimento médico para as mulheres na comunidade Lagoa, localizada no município São João da Serra, 134 km de Teresina.
De acordo com a CEPM, a ação também beneficia a comunidade Boa Vista, Gangora, Boca da Catingam Assentamento Boa Vista e Camponesa. Estiveram presentes na ação a Secretária de Saúde, enfeira Rivalda Rocha, Assistência Social, Rosana Aranha e equipe da Coordenadoria Mulher.
“A ação do Ônibus Lilás tem esse objetivo de sensibilizar homens e mulheres da comunidade para que, juntos com a Rede de Atendimento às Mulheres do município, possa acompanhar de perto essa mulher e impedir que ela sofra violência e as que estão passando por alguma situação de violência tenham coragem de denunciar seus agressores e evitar a intensificação da violência”, disse a Coordenadora de Mulheres Rurais, Louise Soares.
Conforme informações da coordenadoria, moradoras da comunidade de Crauna e de Lagoa, foram pela primeira vez na ação do Ônibus Lilás, em busca de informações sobre a prevenção da violência doméstica.
A psicóloga do CRAS, Samila Castro, destaca sobre o atendimento na Unidade Básica de Atendimento (UBS) dentro o Ônibus Lilás. “Escutar as mulheres antes, durante e após a violência permite que possamos fazer um acompanhamento de forma mais eficaz e sistematizado com a Rede de Atendimento, pois uma violência sempre está somada com outras violência. Hoje durante a ação do Ônibus Lilás, tirei várias dúvidas que as mulheres têm vergonha de perguntar após a palestra e vemos a importância desse projeto principalmente para as mulheres que moram na zona rural. Estamos muito felizes das mulheres terem escutado a palestra, além de participar dos serviços, pois sabemos o quanto também é difícil falar das violências”, explicou a profissional.
Ainda de acordo com a CEPM, o Ônibus Lilás tem o objetivo de sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento à violência doméstica. Durante o mês de novembro, as palestras de prevenção e sensibilização da sociedade se intensificam com a campanha “16 Dias de Ativismo – Ei Mermã, Nem Mais um Minuto de Silêncio”.
Ônibus Lilás
Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM)
Governo do Piauí
Autorizada operação de parque eólico com capacidade de gerar mais de 300 MW no Piauí
Com previsão para geração de 3 mil empregos, o parque deve iniciar o funcionamento entre outubro e janeiro.Após selo de inspeção estadual da Adapi, cooperativa aumenta produção
A empresa Piauí Mel foi idealizada por jovens que acreditaram na força e no trabalho da cooperativa.Ministra das Mulheres e Governo do Piauí instituem Pacto de Prevenção ao Feminicídio
Durante a solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí, a ministra Cida Gonçalves também lançou a campanha de Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero.Estudantes do Piauí participam da 54ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro
Ao todo, 39 alunos do ensino médio do Piauí, divididos em 13 equipes, garantiram vaga na competição após se destacarem na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes.Obras no Aeroporto de Teresina entram na fase final
Entre as principais intervenções estão a reforma e ampliação do terminal de passageiros, a instalação de conectores entre a área de embarque e as aeronaves.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir