Viagora

Banco Mundial leva Programa Lagoas do Norte para Moçambique

De acordo com a Semplan, o objetivo da ação foi realizar visitas de saneamento básico em diversas áreas do país.

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) apresentou os 14 anos da experiência do Programa Lagoas do Norte em uma missão realizada em Moçambique, localizada no sudeste africano. A apresentação foi feita por Leonardo Madeira Martins, que é Coordenador da Agenda 2030/Seplag/Semplan da Prefeitura, através de convite do Banco Mundial.

De acordo com o gestor da Semplan, ele marcou presença na Reunião Nacional de Saneamento do país, realizando visitas em toda a área. “Mais uma vez a complexidade e os resultados expressivos de Teresina atraem a atenção da comunidade internacional. Pudemos apresentar todos os nossos desafios e a forma integrada de trabalho que, ao longo de 14 anos, promoveu o saneamento, a reabilitação de vias, a construção de moradias e a requalificação de habitações vulneráveis, promoveu a recuperação de áreas degradadas, a recuperação de corpos d`água, construiu parques urbanos, fomentou as práticas esportivas, de cultura e lazer”, pontuou Leonardo Madeira Martins.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaMissão da Semplan em Moçambique.
Missão da Semplan em Moçambique.

Ainda conforme a Semplan, a missão em Moçambique ocorreu do dia 24 a 28 de outubro, onde foram feitas visitas nos sistemas de saneamento das cidades de Maputo e Beira, além de maneiras de enfrentamento climático no segundo município citado, que foi vítima do ciclone Idai no ano de 2019.

Programa

Segundo a Prefeitura de Teresina, o Lagoas do Norte foi um programa criado para sanar as problemáticas de saneamento, destacando a drenagem na zona norte da capital, com o intuito de minimizar os impactos do período chuvoso na área.

Facebook
Veja também