Viagora

Recenseador mais produtivo do Piauí aplicou mais de 2 mil questionários

Segundo o IBGE, o Piauí é o estado com maior proporção de população, com 86%, já recenseada no Brasil.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) compartilhou relato de destaque entre recenseadores do Piauí. Se trata de Mateus Queiroz, de 21 anos, sendo o campeão de coleta de dados com o maior número de questionários aplicados no Estado, no município de Floriano.

Conforme o IBGE, o recenseador piauiense realizou a coleta de 2.089 formulários preenchidos desde o início da coleta do Censo Demográfico 2022, em 1º de agosto, quando ele entrou em atividade. Cursando o segundo período do bacharelado em Administração. Ele já finalizou a coleta em 12 setores censitários - unidades de divisão territorial utilizadas pelo IBGE - e, atualmente, realiza as entrevistas do 13º. 

Segundo o Instituto, em média, o trabalhador preenche 24,5 questionários diariamente, em uma jornada de aproximadamente 9 horas diárias. “Quando é final de semana e feriado eu já vou focado no pessoal que não encontrei durante a semana”, relata o recenseador. Para Mateus, o segredo do resultado é ter paciência persistência.

“A estratégia é ir devagarzinho e não desanimar. É um serviço que você vai cansar, porque o sol é quente, tem muita gente que não nos recebe bem ainda hoje, mas vamos tentando com educação e uma hora a pessoa cede e acaba respondendo. O que eu mais gosto é que a gente conhece lugares e pessoas novas. Já ouvi muitas histórias de vida de muitas pessoas e é interessante”, destacou o estudante.

Censo no Piauí

O Piauí é o estado com maior proporção de população já recenseada, conforme dados do 3º balanço parcial divulgados pela Superintendência do IBGE no Piauí ontem (3). Os recenseadores já coletaram informações de mais de 86% da população piauiense estimada para 2022. Mais de 2,8 milhões de habitantes já foram registrados pelo Censo Demográfico no Piauí. No país, cerca de 136 milhões de pessoas já foram contadas pelo IBGE. Isso equivale a 63,7% da população brasileira estimada para 2022.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Facebook
Veja também